O Brasil se despede de Preta Gil, a cantora da alegria e do Carnaval, mas também chora a perda de uma das mentes mais criativas e visionárias do mercado de comunicação. A artista, que faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, não brilhou apenas nos palcos; ela foi também a força motriz por trás da criação da Mynd, hoje uma das maiores agências de marketing de influência e gestão de imagem do país, responsável por cuidar da carreira de gigantes como Pabllo Vittar e Luísa Sonza.

Muito antes de se tornar uma empresária de sucesso, Preta já demonstrava seu talento para os negócios e a comunicação. Sua carreira, na verdade, começou nos bastidores, bem longe dos microfones.

O começo como produtora e publicitária

Antes de se lançar como cantora, aos 29 anos, Preta Gil atuou como produtora e publicitária. No final dos anos 90 e início dos 2000, ela foi responsável pela produção de videoclipes de grandes nomes da música pop da época, como Angélica e os grupos É o Tchan e KLB, mostrando desde cedo sua afinidade com a criação de imagem e a indústria do entretenimento.

A visão que criou a Mynd

Foi essa experiência, aliada à sua própria vivência como artista, que a levou a identificar um “gap” no mercado. Em uma reunião com sua futura sócia, Fátima Pissarra, Preta teve a ideia de criar uma agência que conectasse de forma mais autêntica os novos talentos da internet com as grandes marcas. Ela percebeu que as empresas não sabiam em quem investir e que os artistas precisavam de uma gestão de carreira mais completa.

Assim nasceu a Mynd, em 2017. Focada em diversidade desde sua concepção — um pilar da vida e da militância de Preta —, a agência teve como primeira cliente a cantora Pabllo Vittar, uma aposta que se provou um sucesso estrondoso. De lá para cá, a empresa cresceu de forma exponencial, agenciando dezenas de outros artistas e influenciadores de peso, como Pequena Lo, Zaynara e Luísa Sonza.

A empresa chegou a se envolver em uma polêmica por sua relação comercial com perfis de fofoca. Na época, Preta sempre fez questão de esclarecer que a agência apenas vendia publicidade para essas páginas, sem ter qualquer gerência sobre o conteúdo editorial publicado por elas.

O legado de Preta Gil como empreendedora é um reflexo de sua personalidade: inovador, inclusivo e corajoso. Ela não apenas construiu uma carreira de sucesso para si, mas abriu portas e criou uma estrutura que ajudou a profissionalizar e a consolidar a carreira de toda uma nova geração de estrelas da cultura pop brasileira.

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