A cantora Preta Gil, que morreu no último domingo (20), foi imortalizada no coração do Carnaval do Rio de Janeiro, a festa que ela tanto amava e ajudou a revitalizar. A Prefeitura do Rio anunciou que o percurso oficial dos megablocos no Centro da cidade foi rebatizado como “Circuito Preta Gil”. A homenagem póstuma foi oficializada em decreto e as novas placas de sinalização já foram instaladas na noite de quinta-feira (24), véspera do velório da artista.

O prefeito Eduardo Paes (PSD) compartilhou em suas redes sociais as imagens das novas placas, que agora marcam o trajeto na Avenida Presidente Antônio Carlos com os dizeres: “Circuito de Blocos de Rua Preta Gil”. A medida busca eternizar a contribuição da artista para a folia carioca.

“Ela vai permanecer viva na memória de todos nós”

Na justificativa do decreto, publicado na terça-feira (22), o prefeito destacou a “participação decisiva de Preta Gil na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural”.

Em sua publicação online, Paes complementou a homenagem. “Ela encantou o Brasil com sua alegria e carisma. Ela mostrou para todos nós que a gente tem que se orgulhar daquilo que somos”, escreveu. “Amanhã [sexta-feira] nos despedimos de @pretagil, mas ela vai permanecer viva na memória de todos nós com o Circuito Preta Gil de Blocos de rua! Obrigado em nome de todos os cariocas”.

A Rainha do Carnaval de Rua

A homenagem é um reconhecimento mais do que justo. Preta Gil foi uma figura central na explosão do carnaval de rua do Rio nas últimas duas décadas. O “Bloco da Preta”, fundado por ela, se tornou um dos maiores e mais populares da cidade, arrastando multidões e celebrando a diversidade. Sua paixão pela festa era tão profunda que, em vida, ela chegou a expressar o desejo de que seu cortejo fúnebre fosse realizado em um trio elétrico.

Além de comandar seu próprio bloco, a cantora também já foi rainha da tradicional escola de samba Estação Primeira de Mangueira, mostrando sua conexão com todas as formas da folia.

O último adeus

A instalação das placas na véspera de sua despedida torna a homenagem ainda mais simbólica. O velório de Preta Gil acontece nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos pontos do agora rebatizado circuito. A cerimônia será aberta ao público, para que fãs e admiradores possam prestar sua última homenagem. A partir de agora, a cada Carnaval, o nome de Preta Gil estará oficialmente gravado no asfalto por onde ela espalhou tanta alegria.

Mostrar menosContinuar lendo