Durante a Game Accessibility Conference, a Ubisoft anunciou o lançamento do Chroma, um simulador de daltonismo em tempo real desenvolvido para auxiliar criadores a projetar conteúdos mais acessíveis. A ferramenta — já disponível gratuitamente em código aberto — permite que desenvolvedores visualizem seus jogos e interfaces da forma como são percebidos por pessoas com diferentes tipos de daltonismo, promovendo um design inclusivo desde o início do processo criativo.

A iniciativa foi liderada pela equipe de Controle de Qualidade da Ubisoft na Índia, com apoio de nomes renomados na área de acessibilidade, como David Tisserand (diretor de Acessibilidade da Ubisoft) e Ian Hamilton (consultor independente). A ferramenta usa o algoritmo Color Oracle, reconhecido por sua precisão na simulação de deficiências visuais, e opera em tempo real sem afetar o desempenho do sistema.

“Na Ubisoft, tornar o Chroma uma ferramenta de código aberto é um compromisso com o futuro — onde acessibilidade não é apenas uma funcionalidade, mas uma mentalidade”, destacou Ritu Chowdhary, diretora de QA na Ubisoft. Segundo ela, o design inclusivo beneficia todos os jogadores, e a criação do Chroma foi movida por “propósito, confiança e paixão”.

Jawad Shakil, gerente de projetos da Ubisoft, afirmou que a equipe enfrentou desafios técnicos significativos para garantir uma experiência fluida e precisa. “A escolha do algoritmo ideal e a otimização de desempenho foram cruciais para tornar o Chroma útil em contextos reais de desenvolvimento e testes.”

O Chroma tem potencial de impacto além dos games: designers de interface, artistas digitais, cineastas e desenvolvedores de software podem utilizá-lo para validar cores, contraste e legibilidade para pessoas com daltonismo, que representam cerca de 8% da população masculina mundial.

Ao disponibilizar a ferramenta como open source, a Ubisoft convida a comunidade global de criadores, desenvolvedores e defensores da acessibilidade a adotar, contribuir e expandir o projeto. A ação representa um avanço importante na promoção de experiências digitais verdadeiramente inclusivas.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor