• facebook
  • twitter
  • instagram
  • youtube

Bastidores

Aqui a crítica acontece!

  • Popular
  • Quente
  • Tendência
Menu
  • Início
  • Nos Bastidores
    • Entrevistas
    • Cine Vinil
    • Coberturas
    • Quadrinhos
    • Games
    • Livros
    • Música
  • Notícias
    • Bizarro
    • Cinema
    • Curioso
    • Esportes
    • Games
    • Quadrinhos
    • Tabloide
  • Cinema
    • Catálogo
    • Home Video
    • Lançamentos
  • Artigos
  • Listas
  • Especiais

Switch to the dark mode that's kinder on your eyes at night time.

Switch to the light mode that's kinder on your eyes at day time.

Search
Acessar Conta
Enviar post
Publicação Imagem Vídeos Diversos Ver todos modelos

Bastidores

Aqui a crítica acontece!

  • Popular
  • Quente
  • Tendência
Menu

Switch to the dark mode that's kinder on your eyes at night time.

Switch to the light mode that's kinder on your eyes at day time.

Acessar Conta
Enviar post
Publicação Imagem Vídeos Diversos Ver todos modelos

Últimas Publicações

  • Homem faz documentário amador sobre “influencers em seus habitats naturais”; confira

  • Netflix se empenha para retirar cenas sexuais de série Bridgerton de sites pornô

  • Larry King, apresentador americano, morre aos 87 anos com covid-19

  • Vela com aroma de vagina de Gwyneth Paltrow explode em casa britânica

  • Crítica | Pieces of a Woman – A Incompletude Narrativa de um Drama Familiar

  • Sexta temporada de Peaky Blinders será a última

Previous Next
em Catálogo, Cinema

Crítica | Incontrolável

publicado por Avatar Matheus Fragata 08/07/2016, 15:37 1.7k Leituras

Mais uma vez outra história extremista chega as telas dos cinemas, no ano passado tivemos “Demônio” e “Enterrado Vivo” ambos com situações de arrancar os cabelos de tão desagradáveis. Agora o primeiro filme “missão impossível” do ano chega, só que desta vez baseado em fatos “reais” ocorridos há uma década.

Em um dia normal de trabalho na rede ferroviária da Pensilvânia um maquinista incompetente transforma o dia em um verdadeiro pesadelo. Por um “pequeno” descuido do maquinista e a ajuda de um fantasma camarada o trem #777 está desgovernado com chances de descarrilar na cidade de Stanton carregado com galões de combustível e produtos químicos que podem explodir a qualquer hora pondo milhares de vidas em risco.  No outro lado da linha férrea o trem #1206 está indo direto ao encontro do #777 podendo causar uma colisão frontal perigosa. Agora cabe ao maquinista Frank e o condutor Will parar o trem descontrolado antes que custe suas vidas e de várias pessoas.

u2

Descontroladamente superficial

O roteiro maçante de Mark Bomback tenta elevar o suspense falho do filme, afinal todo mundo sabe que o maldito trem vai parar, mas mesmo assim cria umas passagens ridículas como a do trem cheio de criançinhas que também vai dar de encontro com o Triple 7 – o único trem vermelho da ferrovia, típico exemplo de personificação do mal. Ele resolve todos os conflitos que cria com uma única válvula de escape: o desvio dos trilhos. Sempre quando alguma coisa vai explodir com outra, BAM! Um desvio aparece e salva o dia novamente, claro que existem algumas coisas que o trem vai atropelar no meio do caminho para elevar o entusiasmo do público. Fora isso ele tenta abordar algumas questões interessantes sobre os velhos que são despedidos para contratar novos trabalhadores porque são mais baratos, porém ele faz isso de maneira rasa e deixa a mensagem passar sem relevância. Também existem alguns dramas familiares igualmente chatos e desinteressantes, fora a justificativa da briguinha de casal de Will que beira o ridículo.

Ele também tem a mania de descrever o que se passa na tela a quase todo instante, duvidando da inteligência do publico. Ele a realiza inserindo os noticiários com a repórter mais irritante do mundo que sempre está comentando o óbvio: “Agora a companhia tenta resolver o problema do trem descontrolado…; A situação realmente é muito apavorante…”. Fora isso os planos para resolver o problema do trem são dignas de prêmios da estupidez do ano, mas claro que Denzel já arquitetou o melhor plano do filme e o mais óbvio também. Além disso, conta com as sempre presentes frases de efeito: “We’re gonna run this bitch down!”

u3

Dever de casa

As atuações seguem o trio principal da trama: Denzel Washington, Tiberius Quirk, mais conhecido como Chris Pine e Rosario Dawson. Denzel Washington está salvando o mundo novamente, afinal ele é o melhor ator do filme e parece reprisar um papel que já explorou em “O Sequestro do Metrô 123”. Destaque para a seqüência “Homem – Aranha” do filme porque ver o dublê de Denzel saltar de vagão a vagão em um trem na velocidade de 90 km/h é impagável. Chris Pine se esforça para humanizar seu personagem com problemas amorosos, mas não chega nem perto. Rosario Dawson tem uma personagem chata e sem carisma, sempre fazendo uma cara de preocupação de que a comida queimou. Kevin Dunn também dá as caras no filme sem grandes destaques.

u6

Movimentando as câmeras

A fotografia do filme se apóia numa repetição sem fim de planos e movimentos de câmera irritantes. Ela explorou todos os ângulos possíveis para filmar o trem desgovernado, porém a repetição mal dosada dos ângulos torna o filme uma coisa inalterável sempre mostrando uma coisa que já vimos há dois minutos antes. Existem três movimentos de câmera que sobressaem os níveis da racionalidade de tantas vezes que são usados. O primeiro é um plano frontal com o Triple 7 onde a câmera levanta e o filma passando por baixo dela. A segunda é a rotação em 360º que sempre acontece na central da ferrovia. A terceira e favorita do diretor Tony Scott é a aproximação da imagem em um zoom acelerado, esta última repete demasiadas vezes além de dar um efeito irritante que chega a incomodar os olhos do espectador.

Além disso, existem vários erros seqüenciais que qualquer leigo pode perceber sem fazer esforço.  Uma hora o Triple 7 aparece com menos vagões que a cena anterior e depois os vagões retornam, outro erro a parte frontal do trem está destroçada e logo depois ela aparece toda brilhante e perfeita como se não tivesse destruído trocentas carretas no meio do caminho, de vez em quando o trem desacelera no meio da cena e logo depois está a todo vapor novamente. Porém o erro mais visível acontece quando dois helicópteros são usados para filmar o clímax, um helicóptero é o do noticiário e o outro é o da equipe de filmagem do longa, as imagens que ambos helicópteros filmam são utilizadas e de tempos em tempos o helicóptero do noticiário aparece de um lado do trem e depois aparece de outro fora que este é super irritante nas cenas que se passam na cabine onde ele sempre aparece na janela poluindo a imagem e o som graças ao barulho infernal das hélices.

u4

Singular

A música do filme tende a repetir da mesma forma que os movimentos de câmera. Geralmente se escuta uma música igual e impulsiva o filme todo com raras exceções uma delas boa e outra ruim. A boa é o tema que conta com umas distorções proporcionadas pela guitarra, a ruim é a música que possui um ritmo irregular parecendo com aquelas que tocam em passeios sem graça nos brinquedos de trens fantasma. A música que certamente serviria para o filme seria o clássico “Crazy Train” de Ozzy Osbourne.

u5

Eu já não vi isso antes?

Tony Scott não está em uma fase muito ousada ou está com uma tara por máquinas pesadas, compridas e de ferro maciço nos últimos tempos. Há alguns anos atrás ele dirigiu “O Sequestro do Metrô 123” com Washington e Travolta nas atuações e “Incontrolável” parece muito com sua obra passada, até mesmo nos cenários. Se for comparar repare que a central da empresa da ferrovia é o cenário reciclado do centro de controle dos metrôs onde Denzel dialogava com Travolta por um comunicador igualzinho ao que aparece no longa, até mesmo a frase: “Para falar apenas pressione o botão” é proferida nos dois filmes. Fora isso, parece que a maldição da previsibilidade cai em quase todos roteiros que seus filmes se baseiam. É chato dizer isso, mas Tony, não foi desta vez. Se ele ao menos tivesse editado o filme de forma variada, tirado a repetição sem fim dos ângulos desgastados que utiliza e sabido dosar o exagero do clímax (o trem faz uma manobra de skate de dedo no fim do longa) talvez o filme tivesse um resultado diferente.

u7

Devo descarrilar meu carro até o cinema?

O filme diverte no meio de seus tantos exageros, mas é repetitivo e maçante em muitas cenas. Somente se você estiver super interessado em saber o final “surpreendente” do filme ou saber o que vai encarar na Sessão da Tarde daqui dois anos, mas fique ciente de uma coisa: desta vez não tem John Travolta para salvar o filme.

Nota: ★★

Newsletter

Quer mais conteúdos assim?

Receba as melhores notícias e histórias que estão bombando de graça!

Gratuito e 100% seguro.

See more

  • Leitura Anterior Crítica | Bruna Surfistinha
  • Próxima Leitura Crítica | Além da Vida

O que você achou desta publicação?

0 points
Upvote Downvote

What's Your Reaction?

  • RaivaRaiva
    0
    Raiva
  • TristeTriste
    0
    Triste
  • FofoFofo
    0
    Fofo
  • Ri MuitoRi Muito
    0
    Ri Muito
  • AmeiAmei
    0
    Amei
  • UAUUAU
    0
    UAU
  • ApáticoApático
    0
    Apático
  • dcdc
    0
    dc
  • mulher-maravilhamulher-maravilha
    0
    mulher-maravilha
  • DC Future SlateDC Future Slate
    0
    DC Future Slate
Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Talvez Você Goste Disso

  • em Capa, Temporadas, TV

    Crítica | The Mandalorian: 2ª Temporada – A ressurreição de Star Wars

  • em Capa, Cinema, Lançamentos

    Crítica | Mulher-Maravilha 1984 – Uma triunfal sequência

  • em Sem classificação

    The Mandalorian | Rosario Dawson irá interpretar Ahsoka Tano na próxima temporada

  • em Capa, Cinema, Lançamentos

    Crítica | Zumbilândia: Atire Duas Vezes – O Perigo Agora É Outro

  • em Cinema, Nos Bastidores, Notícias

    Zumbilândia 2 | Diretor gosta da ideia de um novo filme da saga a cada 10 anos

  • em Capa, Cinema, Nos Bastidores, Notícias, Trailers

    Zumbilândia 2 | Primeiro trailer oficial é divulgado

Mais Publicações em: Catálogo

  • Crítica em Vídeo | A Dama e o Vagabundo (2019)

    publicado por Avatar Gabriel Danius 24/11/2020, 00:50

  • Crítica | A Dama e o Vagabundo (2019) – Um Remake Adorável, Mas Nostálgico Demais

    publicado por Avatar Thiago Nolla 18/11/2020, 12:37

  • Crítica | O Halloween de Hubie – Adam Sandler mais caricato do que nunca

    publicado por Avatar Gabriel Danius 06/11/2020, 17:36

  • Crítica em Vídeo | Enola Holmes – Um filme ok

    publicado por Avatar Gabriel Danius 03/11/2020, 11:26

  • Crítica em Vídeo | #Alive – terror coreano não impressiona

    publicado por Avatar Gabriel Danius 17/10/2020, 01:15

  • Crítica | A Fuga das Galinhas – Uma Animação Exuberante

    publicado por Avatar Thiago Nolla 03/07/2020, 14:03

Comentários

  • Nosso site
  • Facebook

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Não Perca Isso

  • Quente

    Crítica | Soul – Celebrando a Vida

    publicado por Avatar Thiago Nolla 27/12/2020, 11:18

  • Quente

    Podcast Três É Demais #39 | O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

    publicado por Avatar Lucas Nascimento 29/12/2020, 08:06

  • Quente

    Crítica | (Des)Encanto: 1ª Temporada – Groening nos Tempos Medievais

    publicado por Avatar Thiago Nolla 20/08/2018, 15:18

  • Quente

    Boneco do Mandaloriano impressiona pelos motivos errados; confira

    publicado por Avatar Matheus Fragata 08/01/2021, 20:28

  • Quente

    Podcast Três É Demais #42 | John Wick 3: Parabellum

    publicado por Avatar Lucas Nascimento 12/01/2021, 08:10

  • Quente

    5 filmes imperdíveis sobre esportes

    publicado por Avatar Matheus Fragata 12/01/2021, 23:04

Crítica | Bruna Surfistinha

Crítica | Além da Vida


Mais Lidas

  • Netflix se empenha para retirar cenas sexuais de série Bridgerton de sites pornô

  • Liga da Justiça Snyder Cut muda de formato e será lançado como filme de 4 horas

  • Sexta temporada de Peaky Blinders será a última

  • Vela com aroma de vagina de Gwyneth Paltrow explode em casa britânica

  • Larry King, apresentador americano, morre aos 87 anos com covid-19

Newsletter

Receba notícias e histórias que estão bombando

Gratuito e 100% seguro.

Siga no Facebook

Loading...

Publicidade

Xvideos

  • facebook
  • twitter
  • instagram
  • youtube

Newsletter

Não perca nossas notícias e histórias virais!

Receba as melhores notícias e histórias que estão bombando de graça!

Gratuito e 100% seguro.

Sobre

Nos Bastidores, aqui a crítica acontece!

Você pode nos contatar para envio de midiakit, sugestões ou críticas nos seguintes endereços:

📩 contato@nosbastidores.com.br
📩 matheus@nosbastidores.com.br
📩 sitebastidores@gmail.com
📩 matheus_fragata_1@hotmail.com

Siga no Facebook

Loading...

Procurando algo?

Mais Discussões…

  • Por que X-MEN: Fênix Negra foi um fracasso? - Otageek on
    X-Men: Fênix Negra | Simon Kinberg é oficialmente o diretor do filme!
  • Sylvester Stallone - Melhores filmes do ator no cinema on
    Lista | Os 5 Melhores Filmes com Sylvester Stallone
  • Lupita on
    Crítica | Contato Visceral – Um filme bem intencionado, mas que falha ao passar sua mensagem

© 2021 Bastidores - Aqui a crítica acontece!

Site desenvolvido por
Voltar ao Topo
Close
  • Início
  • Nos Bastidores
    • Entrevistas
    • Cine Vinil
    • Coberturas
    • Quadrinhos
    • Games
    • Livros
    • Música
  • Notícias
    • Bizarro
    • Cinema
    • Curioso
    • Esportes
    • Games
    • Quadrinhos
    • Tabloide
  • Cinema
    • Catálogo
    • Home Video
    • Lançamentos
  • Artigos
  • Listas
  • Especiais
  • Popular
  • Quente
  • Tendência
  • facebook
  • twitter
  • instagram
  • youtube
Enviar post

Log In

Sign In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Back to Login

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Accept

Add to Collection

  • Public collection title

  • Private collection title

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.