Roteirista relembra fracasso de Quarteto Fantástico: ‘Nada parecia meu roteiro’
Roteirista de Quarteto Fantástico relembrou como o filme mudou completamente antes da estreia.
O roteirista Jeremy Slater voltou a falar sobre uma das adaptações de super-heróis mais criticadas da última década. Atualmente promovendo Mortal Kombat 2, o escritor refletiu sobre sua experiência em Quarteto Fantástico, reboot lançado em 2015 que acabou se tornando um enorme fracasso comercial e de crítica.
Dirigido por Josh Trank, o longa acumulou apenas 9% de aprovação no Rotten Tomatoes e gerou prejuízos estimados entre US$ 80 milhões e US$ 100 milhões para a antiga 20th Century Fox. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Slater revelou que sequer sabia da dimensão dos problemas internos envolvendo a produção.
Jeremy Slater diz que só percebeu os problemas ao assistir ao filme
Segundo o roteirista, ele trabalhou intensamente ao lado de Josh Trank durante o desenvolvimento inicial do projeto e saiu extremamente satisfeito com o material produzido. Slater afirmou que acreditava ter escrito um grande filme e chegou a imaginar que a franquia poderia seguir um caminho semelhante ao da trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan.
O problema começou quando o estúdio decidiu trazer “novos olhares” para o longa, prática comum em grandes produções de Hollywood. Depois disso, Slater perdeu contato direto com o desenvolvimento do projeto e só voltou a ver o resultado final anos depois, durante a sessão de estreia.
O escritor revelou que ficou chocado ao perceber que praticamente nada do que aparecia na tela lembrava o roteiro original que havia desenvolvido. “Nada ali remotamente parecia aquilo que eu queria fazer”, explicou.
Fracasso afetou expectativas do roteirista
Jeremy Slater contou que passou cerca de dois anos extremamente confiante no potencial do filme. Na época, ele acreditava que o reboot poderia inaugurar uma nova grande franquia de super-heróis para a Fox.
O roteirista afirmou que sempre existe uma sensação de esperança quando um projeto desse porte começa a tomar forma, principalmente envolvendo personagens tão populares da Marvel Comics. Ainda assim, ele destacou que escritores nem sempre possuem controle sobre o resultado final das produções.
Segundo Slater, trabalhar em universos que pertencem a grandes estúdios significa depender completamente das decisões criativas de produtores, executivos e diretores. Por isso, muitas vezes o produto lançado acaba distante da visão inicial de quem escreveu o roteiro.
Miles Teller também criticou bastidores de Quarteto Fantástico
O ator Miles Teller, que interpretou Reed Richards, o Senhor Fantástico, também já comentou publicamente sobre a experiência traumática envolvendo o longa.
Em entrevistas anteriores, Teller afirmou que acreditava muito no elenco escalado para o filme e elogiou os colegas de produção. O ator destacou que todos trabalharam duro para tentar entregar uma adaptação relevante dos personagens.
Mesmo assim, ele revelou que percebeu cedo que o resultado poderia enfrentar problemas. Após assistir ao corte final do longa, Teller chegou a dizer para um executivo do estúdio que acreditava que o filme estava “em apuros”.
Sem citar nomes diretamente, o ator ainda sugeriu que uma pessoa importante nos bastidores teria comprometido toda a produção.
Quarteto Fantástico ganhou novo reboot na Marvel Studios
Depois do fracasso de 2015, a equipe da Marvel voltou aos cinemas recentemente com The Fantastic Four: First Steps, nova versão produzida pela Marvel Studios após a aquisição da Fox pela The Walt Disney Company.
O novo elenco retornará em Avengers: Doomsday, previsto para estrear em 18 de dezembro.
Enquanto isso, Jeremy Slater segue trabalhando em novos projetos dentro do entretenimento. Mortal Kombat 2 já está em cartaz nos cinemas e marca mais uma grande adaptação de franquia popular assinada pelo roteirista.