Tom Holland conta como A Odisseia de Nolan atrasou Homem-Aranha e acabou melhorando o filme
Tom Holland revela que A Odisseia de Nolan atrasou Homem-Aranha: Um Novo Dia e explica por que a demora foi benéfica
Tom Holland precisou ter uma conversa difícil com a Sony antes de aceitar o papel de Telêmaco em A Odisseia, de Christopher Nolan. Em entrevista à GQ publicada como capa de verão ao lado de Matt Damon e Robert Pattinson, o ator revelou que os dois filmes tinham datas de início de produção idênticas, o que tornava impossível estar nos dois ao mesmo tempo sem que um deles cedesse.
“Então eu disse ao Chris: ‘Olha, quero fazer esse filme, mas se for fazer, vou ter que ligar para a Sony e ter uma conversa muito desconfortável'”, contou Holland. A Sony concordou em adiar Homem-Aranha: Um Novo Dia em respeito ao ator e à reputação de Nolan.
Por que a Sony cedeu sem muita resistência
Holland foi honesto sobre o que facilitou a negociação. A confiança que a Sony tem no método de trabalho de Nolan foi determinante. “Acho que um dos motivos pelos quais a Sony ficou feliz em mudar é porque Chris tem aquela reputação de ‘esse filme não vai atrasar cinco meses, e a gente não vai perder Tom por dois anos'”, disse o ator, referindo-se ao fato de que A Odisseia começou no prazo e terminou nove dias antes do previsto.
O filme de Nolan estreia no Brasil em 16 de junho, com Matt Damon como Odisseu, e Holland como Telêmaco, filho do herói. O elenco ainda inclui Anne Hathaway, Zendaya, Robert Pattinson, Lupita Nyong’o e Charlize Theron, em uma produção épica filmada inteiramente em IMAX ao redor do mundo.
O adiamento que abriu espaço para o diretor certo
O que poderia ter sido apenas uma complicação logística acabou transformando Homem-Aranha: Um Novo Dia em um filme melhor, segundo o próprio Holland. O adiamento abriu uma janela que permitiu à produção contratar Destin Daniel Cretton, diretor de Shang-Chi, para o projeto, algo que não seria possível com o cronograma original.
“A Odisseia quase salvou o Homem-Aranha, porque não teríamos tido o Destin. Ele não estaria pronto para fazer o filme quando estávamos prontos para começar. Não teríamos tido os seis meses para desenvolver o roteiro com Destin até chegar ao ponto em que está agora. E acredito verdadeiramente que fizemos a melhor versão de qualquer filme do Homem-Aranha”, disse Holland.
A lição de Nolan que Holland levou para o set da Marvel
Trabalhar com Nolan também mudou a postura de Holland como produtor de seu próprio trabalho. O ator disse que passou a cobrar mais rigor da produção de Homem-Aranha: Um Novo Dia, questionando a Sony e os produtores Amy Pascal e Rachel O’Connor sobre o propósito do filme além de ser a quarta entrada de uma franquia lucrativa.
“Fomos ao set de filmagem e dissemos: ‘Não vamos ao set e improvisar. Precisamos saber por que estamos fazendo esse filme além do fato de que é o Homem-Aranha 4 e ganham muito dinheiro'”, disse Holland. Os dois filmes chegam aos cinemas brasileiros em sequência: A Odisseia em 16 de junho e Homem-Aranha: Um Novo Dia em 31 de julho.