logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Te Peguei! - Mais absurdo que a ficção

Lucas Nascimento Lucas Nascimento
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•23 de agosto de 2018•6 Minutes

Algumas histórias são tão absurdas que só podem ser verdade. E quando algumas dessas histórias são adaptadas para o cinema, a comédia talvez seja o melhor prisma da transição realidade/ficção, até porque a desgraça de um sempre será motivo de riso para o outro. No caso de Te Peguei!, onde temos literalmente um jogo de pega pega como foco da narrativa, baseada em casos reais, é uma situação onde absolutamente todos os envolvidos – audiência e personagens históricos – só podem contemplar o ridículo e rir.

A trama é inspirada na história real de um grupo de amigos que está jogando pega-pega há 30 anos. Todo mês de maio, a turma formada por Callahan (Jon Hamm), Hoagie (Ed Helms), Chilli (Jake Johnson), Kevin (Hannibal Buress) e Jerry (Jeremy Renner) prepara uma elaborada brincadeira onde cada um faz coisas absurdas e insanas para sair vencedor. Em todos esses anos, o personagem de Renner nunca foi pego por nenhum deles, e o grupo se une para quebrar a zica, aproveitando o fato de que o sujeito está de casamento marcado e mais distraído.

Antes de falar sobre Te Peguei! como filme, é bom ver que mais uma comédia de estúdio chegou aos cinemas. Antes de A Noite do Jogo há alguns meses, poucos estúdios pareciam investir pesado em elenco e cinematografia para comédia, um gênero que está praticamente extinto em meio a tantos filmes de super-heróis, blockbusters e outras produções de maior interesse popular.

A Comédia de Estúdio vive

Só pela proposta já sabemos que há algo valioso aí, então a questão fica em como o roteiro de Rob McKittrick e Mark Steilen são capazes de segmentar a trama e dar espaço para as piadas. O set up da trama é bem lógico, com o anúncio do casamento de fato servindo para uma distração e desculpa para que o grupo una suas forças, ao mesmo tempo em que garante situações divertidas dentro dessa temática – que não deixa de ser uma variante de Se Beber, Não Case!, a grande comédia de adultos de estúdio que também se concentra em marmanjos lidando com o casamento. As piadas são divertidas quando abordam algo mais megalomaníaco, vide a situação absurda em que uma personagem pode ou não estar gfingindo um aborto, mas falham quando somos deixados a algo mais improvisado.

Esses momentos acabam não soando tão inspirados por um motivo simples, mas que se revela letal para o longa: o elenco parece não ter química. Todos estão ótimos em cena, com Jon Hamm se entregando totalmente para caretas e comportamentos estúpidos, ao passo em que Ed Helms continua com seu mesmo perfil excêntrico com bom complemento de Johnson e Burgess. O problema é que em ponto algum temos a impressão de que realmente são amigos próximos ali, apenas atores se divertindo – e isso transparece bem em cena. Tal efeito fica ainda pior quando o roteiro de McKitrrick e Steilen subitamente se alterna para o drama, e vemos como o texto parecia ter algo interessante a dizer, mas o desalinhamento do elenco e a mão pesada acabam tornando a experiência embaraçosa.

Riso bem Fotografado

Te Peguei! também não traz o mesmo brilhantismo técnico de A Noite do Jogo, onde a dupla Jonathan Goldstein e John Francis Daley apostavam em planos sequência, match cuts e diversos elementos visuais que raramente vemos em longas cujo objetivo principal é o riso, e que cada vez mais se aproxima da ação. A direção de Jeff Tomsic em Te Peguei! é mais genérica, mas segue a onda de um olhar mais preciosista para o gênero: a fotografia é belíssima, com um jogo de luzes digno de um exemplar da série Missão: Impossível para nos revelar Jeremy Renner pela primeira vez – o mesmo se aplica a uma perseguição na floresta, que parece saída de um terror iraniano -, ao passo em que usa o slow motion com paixão para traduzir visualmente o raciocínio insano de Renner, que calcula os movimentos de seus amigos para conseguir se esquivar; praticamente uma versão escrachada do Sherlock Holmes de Robert Downey Jr.

Entre erros e acertos, Te Peguei! é mais um representante do aprimoramento técnico do gênero de comédia, além de representar um tipo de filme praticamente nichado. Vale conferir pelo absurdo da história real e as boas soluções de Jeff Tomsic como diretor, mas é uma experiência tão rápida e volúvel quanto um jogo de pega-pega.

Te Peguei! (Tag, EUA – 2018)

Direção: Jeff Tomsic
Roteiro: Rob McKittrick e Mark Steilen, baseado no artigo de Russell Adams
Elenco: Ed Helms, Jon Hamm, Jeremy Renner, Jake Johnson, Hannibal Buress, Isla Fisher, Annabelle Wallis, Leslie Bibb, Rashida Jones
Gênero: Comédia
Duração: 100 min

Mostrar menosContinuar lendo

Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Viral
Militar indiano finge a própria morte para ver quem iria ao seu funeral

Militar indiano finge a própria morte para ver quem iria ao seu funeral


by Matheus Fragata

Sem classificação
Justus e Siebert acionam advogados após filha de 5 anos ser ameaçada por usar bolsa de R$ 14 mil

Professor universitário é condenado por ‘discurso de ódio’ contra filha de Roberto Justus


by Matheus Fragata

GamesCapaGamesCríticas
Review | Pokémon Legends: Z-A traz imperdível mecânica de batalha presa à vícios de design

Review | Pokémon Legends: Z-A traz imperdível mecânica de batalha presa à vícios de design


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}