Quando um ano começa, é comum que as expectativas dos fãs de filmes de terror estejam nas alturas com a divulgação de alguns títulos que irão estrear nos próximos meses. Na mesma proporção em que o ano se inicia com grandes expectativas, ele também chega ao final com algumas decepções.

Em 2024, muitos filmes deixaram a desejar, mas também surgiram grandes surpresas que logo entraram em muitas listas dos melhores do ano no gênero.

Até que foi fácil montar a lista dos melhores filmes de terror de 2024, até porque muitos eram realmente ótimos entretenimentos, enquanto outros receberam destaque por serem obras subestimadas e que surpreenderam no fim das contas.

10. Desconhecidos

Strange Darling (título original) certamente figura na lista dos melhores filmes de terror de 2024. Isso se deve principalmente ao seu roteiro e à forma como a história é apresentada, conduzindo o público por um caminho que culmina em um plot twist de deixar qualquer um de boca aberta.

A reviravolta, sem dúvida, nos prende ainda mais, elevando nossa expectativa sobre o desdobramento daquele momento conturbado que foi inteligentemente construído ao longo da narrativa.

9. Oddity: Objetos Obscuros

Se você quer se assustar, assistir Oddity é a melhor opção para um fim de semana chuvoso, com as luzes apagadas. O filme irlandês cria um eficiente clima de horror e suspense, que mantém o espectador pregado do começo ao fim.

Embora seja uma produção simples, seu impacto é tão forte que dificilmente será esquecido. O medo e os sustos são constantes, assim como as perguntas sobre algumas questões levantadas. Mesmo com o longa deixando algumas dessas pontas soltas, ainda assim continua sendo um entretenimento divertido.

8. Imaculada

Sim, Imaculada é bem parecido com a A Primeira Profecia, mas apresenta diferenças que o tornam um excelente longa de terror. A começar pela personagem Cecilia, interpretada pela talentosa Sydney Sweeney, uma das queridinhas de Hollywood no momento. Ao contrário da produção da franquia Profecia, Imaculada se destaca ao dar mais foco à protagonista e inserir um suspense que realmente funciona.

É um thriller focado no terror psicológico, em que Cecilia sofre ao ser perseguida por religiosos, nos fazendo pensar se ela conseguiria escapar e quais os desdobramentos que sofreria.

7. Exhuma

Quem é fã do cinema sul-coreano e de filmes de terror provavelmente irá adorar Exhuma. O longa conta a história de dois xamãs contratados por uma família rica que, junto com outros dois homens, sendo um geomante e um agente funerário, acabam desenterrando uma força maligna ancestral.

Trata-se de um conto de terror com toques dramáticos, característico dos filmes sul-coreanos. Esse elemento adiciona maior profundidade à história, fazendo com que nos conectemos facilmente às situações vividas pelos personagens.

6. E ntrevista com o Demônio

Quando estreou, Entrevista com o Demônio recebeu críticas positivas do público, mas com algumas ressalvas. O caso do filme é semelhante ao de Longlegs, com o espectador o assistindo pensando ser outra coisa, uma espécie de Invocação do Mal, mas descobrindo que é, na verdade, algo bem diferente.

Não é uma produção que impressiona, mas só de criar toda uma tensão e um mistério interessante, já pode ser considerado um dos grandes filmes do ano. O fato de ser filmado praticamente em um único cenário também chamou atenção e o deixou ainda mais original.

5. Alien: Romulus

O novo capítulo da franquia de sucesso Alien foi um acerto em cheio. Primeiro, pelo fato de o diretor Fede Alvarez ter criado uma ambientação assustadora e claustrofóbica, na qual os personagens precisam fugir para sobreviver aos Aliens. Além disso, o clima de terror e tensão são constantes e impressiona.

Alien: Romulus é o nono filme da franquia e provavelmente irá receber uma continuação. O longa acerta ao contar um novo episódio sem perder o simbolismo característico da franquia, mantendo os Aliens como foco principal, algo que os últimos filmes da série vinham deixando de lado.

4. A Primeira Profecia

Merecidamente recebendo um lugar na lista, o ótimo A Primeira Profecia conta a origem do garoto Damien Thorn, do clássico A Profecia (1976). A atmosfera e o roteiro acertam em cheio ao não trazer a trama para os dias atuais e nem continuar a história do longa da década de 1970, e sim nos mostrar como o garoto Damien foi concebido e toda a conspiração criada pela Igreja.

Como obra de terror, é um acerto, até porque a franquia A Profecia contou com péssimas sequências, e um novo longa que conte algo novo funcionou como um refresco e um elemento novo para que a franquia possa seguir adiante nos cinemas.

3. Sorria 2

Continuação do assustador Sorria, Sorria 2 não decepciona em nenhum momento. Pelo contrário, vai muito além do que o público esperava. É verdade que o filme repete a fórmula que deu certo no anterior, mas isso não atrapalha em nada a experiência de assisti-lo.

Na verdade, o público esperava exatamente um terror mais intenso, e o cineasta Parker Finn nos oferece isso e muito mais, com uma protagonista carregada de drama e boas doses de sustos.

2. Longlegs: Vínculo Mortal

Essa é daquelas produções que ou você ama muito ou você odeia. É verdade que os materiais promocionais do longa o vendiam como o filme da década, mas não era bem assim. O público que foi assisti-lo nos cinemas esperava uma coisa e recebeu outra.

Vínculo Mortal é um thriller repleto de enigmas que se desenrolam ao longo da trama, lembrando mais Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995) do que a obras sobrenaturais como Invocação do Mal. O filme conduz o espectador a refletir sobre quem é o assassino e quais são suas motivações, reveladas no terceiro ato. Essa estrutura surpreende, sobretudo pela intensa carga de terror psicológico presente na narrativa.

1. A Substância

É óbvio que A Substância iria figurar no top 3 desta lista. Na realidade, não só desta lista, mas qualquer uma de terror que preze por levar em conta os fatores que fizeram do filme ser um sucesso de público e crítica, como ter protagonistas fortes, ótimos personagens e uma trama com uma mensagem forte e atual.

A maneira perturbadora com que a narrativa nos transporta para dentro da história, culminando em um pesado gore no último ato, deixa qualquer um abalado com seus acontecimentos e desdobramentos.

Menção honrosa: Herege e Um Lugar Silencioso: Dia Um

Mostrar menosContinuar lendo

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor