343 Industries agora se chama Halo Studios; próximos jogos serão feitos na Unreal 5

A desenvolvedora de Halo, 343 Industries, anunciou no último domingo (6) uma mudança significativa em sua trajetória: a empresa agora se chama Halo Studios.
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343 Industries anuncia nova fase e se torna Halo Studios, com foco em Unreal Engine 5

A desenvolvedora de Halo, 343 Industries, anunciou no último domingo (6) uma mudança significativa em sua trajetória: a empresa agora se chama Halo Studios. A novidade foi divulgada antes das finais do Halo World Championship, marcando o início de uma nova era para a equipe responsável pela icônica franquia. Além do novo nome, o estúdio confirmou que vai abandonar a Slipspace Engine em favor da Unreal Engine 5, uma decisão que vem sendo especulada há algum tempo.

Projeto Foundry e o abandono da Slipspace Engine

Para marcar o anúncio da mudança, o Halo Studios divulgou um vídeo com depoimentos de seus funcionários, refletindo sobre a trajetória da empresa e seus novos desafios. O estúdio também compartilhou o primeiro teaser do Project Foundry, que utiliza a Unreal Engine 5 como base. Segundo o estúdio, a nova engine permitirá uma maior flexibilidade no desenvolvimento dos próximos jogos da franquia. Isso também confirma os rumores de que os planos para a Slipspace Engine foram descartados.

A Slipspace Engine foi introduzida junto com Halo Infinite, com a promessa de facilitar o processo de criação dos jogos da série. No entanto, de acordo com o chefe do estúdio, Pierre Hintze, a Unreal Engine 5 trará um ambiente mais dinâmico e eficiente, permitindo que a equipe foque em desenvolver novas experiências em vez de dedicar recursos à manutenção da engine anterior. “Tivemos um foco desproporcional em tentar criar as condições para sermos bem-sucedidos na manutenção de Halo Infinite”, afirmou Hintze. “Mas mudar para a Unreal nos permite colocar todo o foco em fazer múltiplas experiências novas com a qualidade mais alta possível”, concluiu o executivo.

Mudanças culturais e organizacionais na nova fase

Além da mudança de engine, o Halo Studios também destacou que está revisando sua cultura de trabalho e o modo como seus times estão organizados. A empresa pretende não só melhorar a eficiência do desenvolvimento, mas também reformular completamente sua abordagem para a criação dos jogos da franquia. Em depoimento, Hintze afirmou: “Se você realmente analisar Halo, houve dois capítulos distintos. Capítulo 1 – Bungie. Capítulo 2 – 343 Industries. Agora, eu penso que temos uma audiência que está faminta por mais. Então, começamos um novo capítulo hoje.”

O estúdio também destacou que, ao migrar para a Unreal Engine 5, não precisará mais manter uma equipe dedicada à criação e atualização de uma engine própria. A Slipspace Engine, além de estar tecnologicamente defasada, continha elementos que datavam de até 25 anos atrás, o que dificultava seu uso em um ambiente de desenvolvimento moderno.

Expectativas para o futuro da franquia Halo

O anúncio do Project Foundry e a adoção da Unreal Engine 5 marcam uma mudança significativa para a franquia Halo, que há anos enfrenta desafios para se manter relevante no cenário competitivo dos jogos. O Halo Studios promete oferecer experiências inovadoras, mantendo o foco na qualidade e explorando novas dinâmicas de jogo, o que deve agradar tanto os fãs de longa data quanto novos jogadores.

Essa nova fase representa um grande passo para a franquia, que agora parece estar disposta a se reinventar e explorar novos horizontes. O futuro de Halo ainda é incerto, mas com a Unreal Engine 5 e uma abordagem renovada, os fãs podem esperar grandes novidades nos próximos anos.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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