A Netflix continua sendo uma das plataformas de streaming de maior sucesso no mundo, apesar da concorrência acirrada com outros streamings. Um de seus diferenciais é produzir suas séries e filmes, o que acaba atraindo mais seus clientes.

Um dos nichos nos quais a gigante dos streamings vem apostando é no esportivo. E ela possui um catálogo bastante diverso para quem gosta de esportes, sobretudo de futebol.

A audiência também aumenta conforme os assuntos mais comentados do momento. E este ano, com a realização da copa do mundo, vemos uma explosão de documentários e séries sobre o assunto. Confira algumas dessas produções sobre o esporte mais querido do Brasil:

Fatih Terim: Lenda do Futebol (2022)

Imagem Reprodução Netflix

Como jogador, Terim jogou a maior parte do tempo na equipe Galatasaray, onde conseguiu ganhar vários títulos. O esportista se tornou técnico em 1987, e ficou à frente de equipes como Fiorentina, Milan e Ankaragücü. Em 2000 o Galatasaray, equipe que comandava, ganhou a Copa da UEFA.

Dirigido por Burak Aksoy e Altug Gultan, o documentário conta o passo a passo do lendário Fatih Terim, desde a época em que era jogador de futebol até se tornar uma lenda à frente de vários times.

A história é dividida em capítulos, como a Netflix vem fazendo com alguns documentários, detalhando mais sobre o histórico do técnico da Turquia. As imagens de arquivo e entrevistas servem de pano de fundo para uma história marcada por superações.

Capitães (2022)

Imagem Reprodução Netflix

A série documental acompanha seis capitães de equipes que tentam conseguir uma vaga para participar da copa do mundo. A produção assinada pela Netflix e a FIFA foi lançada em 26 de outubro, visando atrair aqueles que seguem a copa do mundo de 2022.

Seus capítulos mostram o dia a dia dos capitães das seleções em família, ao lado de outros jogadores, em momentos descontraídos, mas também naqueles um pouco mais tensos, durante as competições.

Com isso, adentramos um pouco mais na intimidade de atletas, as pressões e dificuldades enquanto tentam se equilibrar. Estão no elenco os jogadores Luka Modric (Espanha), Thiago Silva (Brasil), Andre Blake (Jamaica), Hassan Maatouk (Líbano), Brian Kaltack (Vanuatu) e Pierre Emerick Aubameyang (Gabão).

Neymar (2022)

Imagem Reprodução Netflix

Neymar é uma das principais apostas no futebol brasileiro para a copa de 2022. Com sua presença, o time está bem cotado na Midnite para ganhar o campeonato mundial deste ano. A copa do Catar será a terceira em que o atleta do PSG participa, e provavelmente sua última.

Neymar também é a principal aposta dos brasileiros, apesar de toda controvérsia envolvendo seu nome. O documentário mostra a intimidade do jogador e dá um enfoque nas pressões sofridas durante os campeonatos.

Dirigida por David Charles Rodrigues, a produção também traz à tona o conflito entre Neymar e seu pai, que dirige sua carreira e toma algumas decisões que não lhe agradam. Não ficam de fora os amigos, sua mãe e colegas de outros esportes, que acabam sendo um apoio para o jogador que se tornou uma marca. Uma pergunta fica no ar: Neymar parece preocupado com o que pensam sobre ele? No documentário que leva seu nome, o jogador responde à questão.

Brasil 2002 – Os Bastidores do Penta (2002)

Imagem Reprodução Netflix

Em 2002 o Brasil conquistou seu tão sonhado pentacampeonato mundial. Contando com jogadores como Ronaldo “O fenômeno”, Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e outros, a seleção foi dirigida por Luiz Felipe Scolari. Ao todo, o time liderado por Cafú venceu todas as partidas até a final, quando ganhou da Alemanha por 2×0, com gols de Ronaldo.

20 anos depois, o documentário da Netflix mostra os bastidores e a caminhada até chegar ao título. Os depoimentos de Juca Kfouri, Arnaldo Ribeiro e Rosana dos Santos Augusto relembram o quanto a seleção estava desacreditada. Também demonstra como foi importante a união do grupo em momentos como quando Ronaldo Fenômeno sofreu uma convulsão em 1998 e todos os dilemas e decisões durante a caminhada até a final de 2002.

Não ficam de fora comentários dos próprios jogadores sobre as partidas importantes e oponentes que marcaram aquele campeonato como o inglês David Beckham e o goleiro alemão Oliver Kahn.

Campeões da Copa (2018)

Imagem Reprodução Netflix

E, por último, uma série documental é um prato cheio para quem ama não somente os jogos, mas também a história do futebol: Campeões da Copa. A série documental possui 9 capítulos, cada um deles dedicado a um jogador diferente de cada país, com os seguintes temas:

  1. Uruguai (meio Davi, meio Golias)
  2. Itália (contra todas as expectativas)
  3. Alemanha (o voo da fênix)
  4. Brasil (o rei do futebol)
  5. Inglaterra (só se ganha uma vez?)
  6. Argentina (a mão do destino?)
  7. França (um encontro com a história)
  8. Espanha (a metamorfose)

9 (na reserva).

Dirigida por Fernando Kalife, Becoming Champions foca nas equipes e países vencedores e apresenta características de seus jogadores mais marcantes.

Mostrar menosContinuar lendo