A Copa do Mundo da FIFA de 2026 será um marco no futebol. Afinal, a competição será disputada na América do Norte. Consequentemente, trará uma série de inovações históricas. Portanto, desde a quantidade de seleções até o número de países-sede, o torneio promete quebrar todos os recordes.

Dessa forma, prepare-se para o maior evento de futebol já realizado. Aqui estão 5 fatos essenciais sobre a próxima Copa do Mundo:

1. Maior Copa de Todos os Tempos: 48 Seleções

A edição de 2026 será a primeira Copa do Mundo masculina com 48 seleções participantes. Antes disso, o formato tradicional contava com apenas 32 times. Assim, a expansão visa dar mais oportunidades para nações de todos os continentes. Isso garante uma diversidade inédita no palco principal do futebol.

2. Sede Tripla e Nova Distribuição de Jogos

De fato, o torneio será sediado simultaneamente por três nações: Canadá, México e Estados Unidos. É a primeira vez que três países diferentes recebem jogos de uma Copa do Mundo masculina. Além disso, as partidas serão distribuídas por 16 cidades-sede no total. Contudo, vale notar que os Estados Unidos vão abrigar a maioria dos jogos. Portanto, o país sediará todas as partidas a partir da fase de quartas de final.

3. Revolução no Formato da Fase de Grupos

O aumento de times exigiu uma completa reformulação na estrutura do torneio. Assim, a fase de grupos contará com 12 grupos de 4 times cada. O avanço para a fase eliminatória também será diferente. Ou seja, avançarão os dois primeiros de cada grupo e também os oito melhores terceiros colocados. Consequentemente, essa mudança resultará em um total de 32 seleções classificadas para o mata-mata. Dessa forma, o número de partidas será significativamente maior do que nas edições anteriores, elevando a emoção.

4. Mais Vagas Diretas para Confederações

Com a expansão para 48 equipes, aumentaram as vagas diretas para praticamente todas as confederações. Por exemplo, a Oceania (OFC) agora tem uma vaga direta garantida pela primeira vez na história. A África (CAF) também ganha um salto considerável. Assim, passa a ter 9 vagas diretas. Além disso, há uma possível vaga via playoff interconfederacional. A Europa (UEFA) terá o maior aumento em números absolutos. Portanto, passará a ter 16 times no total.

5. Um Novo Playoff de Repescagem Global

Para definir as últimas vagas, o torneio terá um mini-torneio de playoff com seis equipes. Contudo, essa repescagem incluirá um time de cada confederação (exceto a UEFA). Terá mais um time da confederação do país-sede (CONCACAF). Duas dessas seis equipes garantirão as vagas finais. Desse modo, o novo formato interconfederacional eleva o nível de competitividade. Ou seja, ele garante que o acesso ao Mundial seja desafiador até o último minuto.

Mostrar menosContinuar lendo

Patrícia Tiveron

Apaixonada por explorar os universos do cinema, jogos e séries. Mergulho nas histórias que nos fazem rir, chorar e sonhar, e escrevo sobre o que encontro.

Mais posts deste autor