A princípio, enquanto as comédias são projetadas para nos fazer rir, as melhores também oferecem histórias fortes que nos mantêm intrigados com finais inesquecíveis. Seja através de uma reviravolta inesperada ou de uma subversão emocionante, é sempre revigorante quando filmes engraçados viram o jogo. Comédias incluem, por sua vez, uma ampla gama de estilos e subgêneros, como grandes filmes de estrada, sátiras hilárias e animações infantis inteligentes. Em suma, estes filmes mantiveram os espectadores engajados com conclusões surpreendentes e chocantes.
1. Quanto Mais Quente Melhor (1959)
Poucas comédias clássicas perduraram tanto quanto Quanto Mais Quente Melhor de Billy Wilder, que apresentou atuações hilárias de Jack Lemmon, Tony Curtis e Marilyn Monroe. Como a história de dois músicos se passando por mulheres para escapar de gângsteres, a premissa inteira desta comédia dependia, de fato, do que aconteceria quando suas identidades fossem finalmente reveladas. A princípio, o personagem de Jack Lemmon passa o filme todo repelindo as afeições de Osgood Fielding. Na cena final, ele entrega a punchline “Bem, ninguém é perfeito”, que fechou a obra com um dos finais mais inesquecíveis do cinema.
2. Dr. Fantástico (1964)
Com o título completo Dr. Fantástico ou: Como Aprendi a Parar de me Preocupar e Amar a Bomba, este clássico satírico de Stanley Kubrick permanece tão relevante quanto sempre. Ele, por sua vez, explora as falhas das estruturas de poder. Embora os cinéfilos conheçam o final chocante, que mostrou o Major Kong montando uma bomba nuclear como um touro, na época foi uma conclusão incrivelmente selvagem. Ao fazer a bomba realmente explodir, Kubrick tocou nos medos mais profundos da sociedade.
3. O Pentelho (1996)
Os espectadores de meados dos anos 90 pensavam que sabiam o que esperar da estrela da comédia Jim Carrey, já que filmes de sucesso como Ace Ventura, O Máskara e Debi & Lóide se apoiavam em sua persona excêntrica. No entanto, O Pentelho levou as coisas para um território muito mais sombrio, já que ele interpretou um instalador de TV a cabo obsessivo chamado Chip. O final da obra se tornou, de fato, quase trágico em sua execução chocante. A mente de Chip se desfez. O filme se tornou mais um terror do que uma comédia.
4. A Noite do Jogo (2018)
A princípio, A Noite do Jogo foi uma das comédias mais selvagens da memória recente. O filme, por sua vez, levou a ideia da noite de jogos semanais de amigos a um extremo absoluto. Com uma trama misteriosa envolvendo assassinato, sequestro e muitas reviravoltas, esta foi uma experiência inesquecível. A obra terminou com o mentor Brooks em prisão domiciliar, mas, em uma reviravolta chocante, ele revelou que vendeu sua lista de proteção de testemunhas por US$ 3 milhões, enquanto homens armados chegavam na casa.
5. Me Desculpe te Incomodar (2018)
O músico que virou diretor Boots Riley surpreendeu o público com seu filme de estreia, Me Desculpe te Incomodar. A sátira aborda questões de classe, raça e dinâmica social. Um operador de telemarketing afro-americano adota uma “voz de branco” para ter sucesso em seu trabalho. Me Desculpe te Incomodar tocou no zeitgeist dos tempos contemporâneos. Contudo, seu final chocante pareceu vir completamente do nada. Isso porque a sátira hilária se transformou em terror corporal chocante. Personagens se transformaram em pessoas-cavalo, que serviu como um comentário sobre a natureza desumanizadora da vida.