Afinal de contas, fãs de jogos que cresceram nas décadas de 80 e 90 sabem o que significa dificuldade quando o assunto é videogame. Seja como for, o NES tinha jogos brutais como Battletoads e Ninja Gaiden, e até mesmo obras populares como Super Mario Bros. eram desafiadoras. No entanto, hoje, jogos difíceis são amados por um grupo de jogadores hardcore.

Há, de fato, muitas maneiras pelas quais os desenvolvedores podem tornar os jogos mais difíceis, como por exemplo, com uma configuração de dificuldade. Por outro lado, há jogos com mecânicas que os jogadores não podem mudar, e que são desafiadores desde o início. A seguir, veremos, por conseguinte, alguns dos jogos mais difíceis da memória recente e, em suma, como algumas de suas mecânicas são um pouco difíceis sem necessidade.

1. Demon’s Souls

A princípio, Demon’s Souls foi o jogo que, de certa forma, ressuscitou a ideia de jogos difíceis, e também foi a obra da FromSoftware que deu origem ao termo soulslike. Há muitas razões pelas quais esses jogos são desafiadores, mas a mecânica mais “insultante” é perder o progresso após a morte. Com efeito, derrotar inimigos rende almas, que podem ser usadas para subir de nível ou comprar itens. Todavia, se o jogador morre, ele pode correr de volta para recuperar suas almas, mas se morrer novamente no caminho, as almas se perdem para sempre. Perder o progresso depois de horas de jogo pode ser desanimador.

2. Hollow Knight: Silksong

A princípio, Hollow Knight não era um jogo fácil, mas a discussão em torno de sua sequência, Hollow Knight: Silksong, se concentra, de fato, no aumento da dificuldade. Um grande problema é o caminho para os chefes, que já são difíceis, mas que se tornam mais exaustivos por causa dos percursos para voltar até eles. Além disso, o Savage Beastfly e o Last Judge são dois dos chefes mais difíceis do jogo, mas, por conseguinte, eles não são tão difíceis quanto o teste que o jogador tem que passar entre os pontos de salvamento. Em suma, a falta de checkpoints pode ser frustrante.

3. Death Stranding

A partir da saída de Hideo Kojima da Konami, Death Stranding foi o primeiro jogo dele, e é significativamente mais difícil do que qualquer jogo de Metal Gear. A premissa básica é que o protagonista, Sam, entrega pacotes para bunkers pós-apocalípticos nos Estados Unidos. No entanto, havia muitas mecânicas sobrepostas. A princípio, os jogadores não podem se mover muito rápido, ou então tropeçam e caem, o que causa danos à carga e faz com que o parceiro de Sam chore. Também há entidades que podem perseguir os jogadores. Por conseguinte, todas essas dificuldades foram simplificadas em Death Stranding 2: On the Beach.

4. Cuphead

Por sua vez, Cuphead é um dos melhores jogos desenhados à mão, mas também um dos mais difíceis. Com efeito, a maioria dos níveis se concentra em grandes e elaboradas lutas contra chefes, que podem demorar um pouco. Embora a quantidade de projéteis possa tornar os chefes desafiadores, o fato de não haver checkpoints pode enlouquecer os jogadores. O jogo tem, de fato, uma configuração “mais fácil”, chamada Modo Simples, mas se o jogador vencer um chefe neste modo, isso não conta para o progresso da história. Assim, pode-se dizer que a função é inútil.

5. Monster Hunter: World

Há algumas coisas que podem dar problemas aos jogadores em Monster Hunter: World, embora ele tenha muitas melhorias em relação a seus predecessores. Por exemplo, os jogadores podem se juntar a outros três jogadores online para caçar feras e obter materiais de crafting. Todavia, a maioria dessas caçadas tem limites de tempo e de mortes. Se o grupo morre um certo número de vezes, acabou, mesmo que o monstro esteja prestes a morrer e ainda haja três aliados vivos. Em suma, entre o tempo, a derrota causada por outra pessoa e a falta de uma barra de vida nos inimigos, Monster Hunter pode ser um dos jogos mais difíceis de se acostumar.

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