Stephen King é um dos autores mais adaptados. De fato, seus livros inspiraram mais de 80 filmes e séries. O sucesso varia muito. Portanto, a lista das melhores adaptações é sempre debatida.

A seguir, listamos cinco filmes essenciais. Eles capturam a essência do medo e do drama humano de King.

1. Um sonho de liberdade (1994)

Este filme não é de terror. Assim, ele é considerado a melhor adaptação de King. É um drama sobre esperança. Ele foi baseado na novela Rita Hayworth and Shawshank Redemption.

Afinal, o filme foca em Andy Dufresne. Ele é condenado injustamente. O roteiro é brilhante. Além disso, as atuações de Tim Robbins e Morgan Freeman são icônicas. Consequentemente, a obra detém o primeiro lugar na lista do IMDb.

2. Carrie, a estranha (1976)

Carrie foi o primeiro romance publicado de King. Portanto, ele foi a primeira grande adaptação para o cinema. O filme é dirigido por Brian De Palma. A história é sobre uma adolescente tímida. Ela tem poderes telecinéticos.

Entretanto, a mãe religiosa e os bullies a levam ao limite. A cena final do baile é inesquecível. De fato, o filme é um marco do terror psicológico. Ele rendeu indicações ao Oscar para Sissy Spacek.

3. O nevoeiro (2007)

Este filme é sombrio e claustrofóbico. Assim, ele é dirigido por Frank Darabont. A história se passa em um supermercado. Criaturas misteriosas surgem em um nevoeiro. Todavia, o verdadeiro terror está nas pessoas.

Ainda mais, a histeria e o extremismo religioso dominam o grupo. Portanto, a adaptação é famosa por um final chocante. O final é diferente do livro. Ele é ainda mais devastador.

4. Louca obsessão (1990)

Este é um thriller de suspense intenso. Rob Reiner dirigiu a adaptação. A história foca em um escritor. Ele sofre um acidente de carro. Ele é resgatado por uma fã.

Afinal, a fã se revela obcecada e violenta. Kathy Bates interpreta a fã, Annie Wilkes. Consequentemente, ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz. O filme é um estudo sobre a relação doentia entre criador e leitor.

5. O iluminado (1980)

Este clássico é dirigido por Stanley Kubrick. Portanto, é uma obra-prima visual. A história é sobre uma família isolada. Eles cuidam de um hotel durante o inverno. O isolamento leva o pai à loucura.

De fato, a performance de Jack Nicholson é inesquecível. O filme é repleto de simbolismos. Entretanto, o próprio Stephen King criticou a adaptação. Ele achou que Kubrick se afastou muito do material original. Ainda assim, o filme é um marco do terror.

Mostrar menosContinuar lendo

Patrícia Tiveron

Apaixonada por explorar os universos do cinema, jogos e séries. Mergulho nas histórias que nos fazem rir, chorar e sonhar, e escrevo sobre o que encontro.

Mais posts deste autor