Embora fosse mais conhecida do público contemporâneo por seus papeis icônicos na franquia Harry Potter e na série de TV Dowton Abbey, Maggie Smith participou de quase uma centena de produções ao longo da carreira. Nascida em 28 de dezembro de 1934 em Essex, Inglaterra, e falecida no dia de hoje, em Londres, Smith acumulou 2 Oscars, 4 Emmys, 3 Globos de Ouro e 7 Baftas ao longo da carreira.
Violet Crawley, a Condessa Viúva de Grantham em “Downton Abbey”, é uma das personagens mais marcantes da série. Interpretada por Maggie Smith, Violet se destaca por sua inteligência rápida, comentários irônicos e forte dedicação à sua família. Ela frequentemente se envolve em questões sociais e políticas para garantir os interesses dos Crawley. Sua postura imponente e charme único a tornam uma figura central na trama da série.
Já em “Harry Potter“, Maggie Smith assumiu o papel da Professora Minerva McGonagall, chefe da Casa Grifinória e professora de Transfiguração em Hogwarts. McGonagall é uma bruxa extremamente habilidosa e justa, conhecida por sua disciplina firme e lealdade inquestionável a Dumbledore e à escola. Ela desempenha um papel fundamental na luta contra Voldemort e na proteção dos alunos de Hogwarts. Sua presença severa, mas justa, junto com seu coração generoso, a transformou em uma das personagens mais queridas pelos fãs.
Carreira no cinema ao longo de sete décadas
A seguir, listamos 5 produções com Meggie Smith fora do universo Harry Potter e Dowton Abbey para relembrar seu trabalho como atriz.
5 – Uma Janela Para o Amor
Adaptação do romance de E.M.Foster, o filme é um drama romântico ao melhore estilo britânico. É também a estreia cinematográfica de Helena Bonham Carter e rendeu uma indicação ao Oscar a Smith como atriz coadjuvante.
4 – Mudança de Hábito
A clássica comedia musical com Whoopi Glodberg ofereceu oportunidade para Maggie Smith representar uma madre superior icônica e que corresponde bastante a persona cinematográfica que ela manteria por décadas.
3 – Morte Sobre o Nilo
Esta é a versão anterior da adaptação de Agatha Christie. Uma boa oportunidade para comparar com a refilmagem de Kenneth Branagh realizada em 2022.
2 – Assassinato em Gosford Park
Este é mais um dos filmes longos e caóticos realizados por Robert Altman e, como tal, não é para qualquer público. Conferir a performance de Smith exigirá paciência de acompanhar também a evolução de uma infinidade de outros personagens, ao exato estilo do cineasta.
1 – O Exótico Hotel Marigold
Esta famosa e divertida comédia sobre um hotel decadente que vira moradia para expatriados na Índia revela a faceta cômica de Smith, bem acompanhada pela também lendária Judi Dench. Uma chance de ver a performance de duas atrizes excepcionais de seu tempo em um recorte descompromissado.