A princípio, cada um entra em um jogo de mundo aberto com objetivos diferentes em mente. Alguns gostam de simplesmente explorar e descobrir coisas novas, como cavernas escondidas atrás de cachoeiras. Outros preferem as missões e se envolverem na história profunda do jogo. Há, no entanto, aqueles que gostam de jogos de mundo aberto com mecânicas criativas. A jogabilidade inovadora pode envolver a construção de estruturas ou veículos, a criação de equipamentos ou até mesmo a escavação na própria terra. Em suma, estas experiências de mundo aberto são algumas das mais libertadoras que existem, e jogadores criativos precisam conferir estes jogos.
1. Minecraft
É difícil imaginar um videogame superando Minecraft em termos de alcance. O jogo oferece uma caixa de areia gigante para se brincar, única para cada jogador, já que o jogo cria Seeds. Os jogadores podem minerar coisas como rochas e árvores para obter materiais e, por conseguinte, construir suas casas e armas para se defenderem. A parte mais legal é que os jogadores podem ativar um modo divino para construir o quanto quiserem, criando de tudo, desde monólitos originais a recriações de cidades de videogames populares.
2. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
A princípio, é difícil acreditar que outro jogo ambientado no mesmo Hyrule de Breath of the Wild pudesse ser bom. No entanto, a Nintendo conseguiu provar aos seus fãs que ainda havia mais suco no tanque. Graças a uma mão especial que Link ganha em Tears of the Kingdom, ele pode mover objetos com facilidade para criar armas ou construir máquinas. Embora seja possível construir algum tipo de fortaleza no jogo, as mecânicas são melhores para criar máquinas como carros voadores ou barcos a jato.
3. No Man’s Sky
Em suma, No Man’s Sky teve um problema semelhante ao de Fallout 76 quando foi lançado, mas o trabalho duro da Hello Games fez deste jogo um paraíso galáctico. Os jogadores podem personalizar suas naves e voar por uma galáxia infinita. Eles podem visitá-los para coletar minerais ou estudar a vida. No entanto, eles também podem fazer de qualquer planeta um lar.
4. Palworld
A princípio, Palworld ainda está em Acesso Antecipado no momento da redação, mas já descobriu como ser um jogo Pokémon melhor em alguns aspectos. Por exemplo, sua versão de monstros, chamados Pals, pode ser usada para batalhas, locomoção, armas ou como trabalhadores. Os jogadores podem construir acampamentos e colocar seus Pals para trabalhar.
5. Dragon Quest Builders 2
Em suma, Dragon Quest Builders 2 pode ser melhor descrito como Minecraft, mas com mais ação. Os jogadores podem criar seus heróis e, por sua vez, ir de vila em vila, ajudando-os a recriar seus layouts, um tijolo de cada vez. Eles podem ser tão criativos quanto desejarem, mas a verdadeira diversão acontece no multiplayer. Com outros jogadores, por conseguinte, eles podem construir uma cidade em uma ilha separada.