Não é surpresa que os melhores personagens detetives da TV pertencem a séries que têm o elenco de atores mais talentosos, que dão vida a esses dramas criminais e mistérios. As melhores séries de detetive de todos os tempos funcionam não apenas por causa de suas reviravoltas brilhantemente planejadas no coração da história, mas também porque os atores dão tudo de si para dar vida a essas narrativas. Em suma, estas cinco obras são as que mais se destacam.
1. Sherlock (2010–2017)
A princípio, como uma das melhores séries de detetive sobre Sherlock Holmes, Sherlock capturou a atenção do público. A adaptação, por sua vez, transporta os mistérios atemporais para os dias modernos. A interpretação de Benedict Cumberbatch do icônico detetive é uma das versões mais definitivas. Sua química com Martin Freeman, como John Watson, despertou o interesse imediato no programa. No entanto, como todas as séries de detetive, Sherlock é tão bom quanto seus vilões, e o trabalho de Andrew Scott como Moriarty elevou a série a novos patamares.
2. Hannibal (2013–2015)
A princípio, a série Hannibal, de 2013, se aventura em um novo território. Através do trabalho de Hugh Dancy e Mads Mikkelsen como o agente do FBI Will Graham e o sádico serial killer Hannibal Lecter, Hannibal se torna um intenso estudo de personagem. Enquanto a química entre Dancy e Mikkelsen nos mantém interessados em Hannibal, o restante do elenco é igualmente atraente, com artistas como Laurence Fishburne e Gillian Anderson desempenhando papéis importantes.
3. Mindhunter (2017–2019)
Em suma, entre as atuações de Jonathan Groff, Holt McCallany e Anna Torv, e a hoste de outros atores que interpretam de tudo, de assassinos em série a policiais, Mindhunter está em outro nível. Tudo na série é perfeitamente elaborado, com atenção aos detalhes que a diferencia das narrativas de detetive típicas, já que o projeto se dedica a entrar na mente de seus personagens. É imperdoável que a Netflix tenha cancelado Mindhunter após apenas duas temporadas.
4. True Detective (2014–Presente)
A princípio, embora haja ótimos atores em cada temporada do drama criminal de antologia True Detective, a série estabeleceu um alto padrão na primeira temporada com a química entre Matthew McConaughey e Woody Harrelson como Rust e Martin. A primeira temporada, por sua vez, tece uma história de mistério de primeira linha. True Detective permite que os atores principais e outros membros do elenco interpretem seus personagens em diferentes momentos da vida.
5. The Wire (2002–2008)
Em suma, de muitas maneiras, The Wire é mais um estudo de uma cidade e das formas como seus sistemas se tornam corruptos do que um drama criminal ou uma série de detetive. No entanto, os elementos criminais e mistérios desempenham um papel significativo na série. A obra, por conseguinte, mantém certos personagens em várias temporadas, com alguns ancorando o elenco. Todos esses atores estão totalmente imersos no mundo de The Wire.