A princípio, ter uma ótima premissa não é suficiente para transformar uma série de TV em um clássico. Muitas séries com ideias brilhantes acabam, por sua vez, tendo execuções ruins. No entanto, o sucesso é possível quando a ambição se une à escrita consistente. Em suma, estas séries conseguiram manter a sua promessa original, entregando histórias que honraram as suas premissas do primeiro ao último episódio.
1. Breaking Bad
A premissa, famosa e icônica, era, por sua vez, “transformar o Mr. Chips em Scarface“. Ao longo das cinco temporadas, a obra fez exatamente isso. A jornada de Walter White, que era um professor de química, para se tornar o temido traficante Heisenberg é, por conseguinte, uma das melhores transformações de personagem da história da TV.
2. The Sopranos
Em suma, esta obra-prima é centrada na ideia: “Um chefe da Máfia precisa de terapia”. O enredo, por sua vez, acompanha a vida do mafioso Tony Soprano e sua família, enquanto ele tenta lidar com sua saúde mental. A trama, no entanto, é amarrada pelas sessões de Tony com a Dra. Melfi. A obra, por conseguinte, explorou se Tony era capaz de mudar, e os episódios finais responderam a essa pergunta: a terapia não mudaria Tony, pois ele não queria mudar.
3. Fleabag
A série é, por sua vez, sobre uma mulher autodestrutiva que é forçada a confrontar a pior coisa que já fez na vida. O seu plot twist no final é, com efeito, genial e se encaixa perfeitamente na premissa. O seu comentário direto à audiência é uma marca registrada da história.
4. The Expanse
A obra é um dos títulos de ficção científica mais ambiciosos de todos os tempos. A premissa central é que, independentemente de onde a humanidade esteja no espaço e no tempo, muitas das lutas atuais permaneceriam as mesmas. A obra, por sua vez, começou com um pequeno caso de desaparecimento e escalou para uma batalha pelo futuro da humanidade, sempre mantendo a sua precisão científica e o seu foco no realismo.
5. The Good Place
A princípio, a série é centrada na ideia de que, embora os personagens principais acreditem estar no céu, na verdade, é o inferno. Ao longo das quatro temporadas, a obra, por sua vez, continua voltando a esse conceito. Mesmo quando a trama fica mais complexa, a premissa original é a única constante, o que faz com que a série se destaque por sua coesão.
Em suma, essas séries provaram que uma ideia original e ambiciosa pode ser mantida com excelência do início ao fim, deixando um legado duradouro na televisão.