Afinal de contas, as décadas passadas deixaram um grande impacto cultural, mas, por conseguinte, os anos 80 se destacam. Seja como for, a nostalgia por esta década cresceu nos últimos anos, apesar de sabermos que, de fato, não foi uma época perfeita para todos.

Para o bem ou para o mal, os filmes dos anos 80 deixaram uma marca na cultura pop. Em suma, muitos filmes daquela década se transformaram em fenômenos culturais ao longo dos anos. A partir de obras incríveis ou de títulos que se tornaram ícones, o fato é que o cinema dos anos 80, por sua vez, definiu uma estética que mudou o mundo.

1. Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

A princípio, Steven Spielberg nos deu o filme de ação perfeito para o público jovem ao apresentar o professor de história com um chicote. Indiana Jones, de fato, tinha uma paixão por arqueologia que o fazia arriscar sua vida e lutar contra gangues para proteger artefatos que ele acreditava pertencerem a um museu. Além disso, o filme apresenta Harrison Ford como um aventureiro inteligente, que, por exemplo, viaja o mundo para impedir os nazistas de usarem uma poderosa relíquia como arma. Em suma, o tema musical, o visual icônico e as falas inesquecíveis ainda inspiram a cultura pop hoje.

2. De Volta para o Futuro (1985)

Por conseguinte, o equilíbrio entre as regras de viagem no tempo, o melodrama dos anos 80 e uma história de amadurecimento tornam De Volta para o Futuro um dos melhores filmes para se sentir bem daquela época. O carro DeLorean que viaja no tempo é, de fato, uma das relíquias mais reconhecíveis do cinema da década. As regras de viagem no tempo no filme são, por sua vez, tão ideais que a maioria dos filmes feitos depois, incluindo Vingadores: Ultimato, se referem, de fato, a De Volta para o Futuro, o que comprova o seu legado.

3. O Exterminador do Futuro (1984)

Entre as falas de filmes de ficção científica mais geniais de todos os tempos está a curta e assustadora declaração de Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro. A frase “Eu voltarei”, por sua vez, ainda não saiu do imaginário popular, quatro décadas depois. Com efeito, a fala é tão icônica que é, por exemplo, uma referência comum mesmo para aqueles que não sabem de onde ela vem. O filme, por conseguinte, transformou o ator em um ícone de Hollywood.

4. Top Gun (1986)

Poucas trilhas sonoras de filmes são tão boas quanto a de Top Gun. Por meio do sucesso “Take My Breath Away”, o filme se tornou, de fato, um dos maiores fenômenos da música no cinema. Além disso, Top Gun inspirou, por exemplo, uma das poucas sequências que é melhor que o original, Top Gun: Maverick. A frase “Sinto a necessidade… a necessidade de velocidade”, por sua vez, é outra referência popular hoje em dia que muitas pessoas não sabem de onde veio.

5. Akira (1988)

A princípio, o filme de anime de Katsuhiro Otomo inspirou tantos clássicos da ficção científica que já temos, espiritualmente, algumas adaptações do filme. A estética moderna do gênero distópico, por conseguinte, ainda é fortemente influenciada por Akira, cujos temas ganham vida por meio da gramática visual das cenas de luta. Em suma, o estilo metálico, elegante e cheio de estilo de Akira é recriado regularmente por animadores que apreciam seus méritos.

6. Duro de Matar (1988)

Com efeito, poucos filmes podem se orgulhar de ter criado um gênero inteiro, mas Duro de Matar fez exatamente isso. De fato, muitos filmes tentaram se tornar o novo Duro de Matar a cada ano desde o lançamento do filme de ação. Bruce Willis se tornou um astro de cinema com este filme, que, por sua vez, definiu um novo arquétipo de herói de ação. A fórmula, por conseguinte, se tornou um gênero próprio.

7. O Império Contra-Ataca (1980)

Por fim, a frase “Luke, eu sou seu pai” é uma citação de filme que todos conhecem. A princípio, o impacto cultural desta única frase transcendeu as fronteiras do fandom, já que muitos a conhecem por meio de referências, mesmo sem saber o que é Star Wars. De Han Solo dizendo “Eu sei” a Yoda com seu arco de treinamento, o filme tem sequências tão icônicas que, com efeito, é frequentemente considerado o maior filme de ficção científica já feito.

Mostrar menosContinuar lendo