Há muitos jogos em que os jogadores começam como um personagem já famoso. Jogos baseados em licenças são um ótimo exemplo, como Marvel’s Spider-Man e os jogos Batman Arkham. Contudo, por mais divertido que seja habitar o papel de superestrelas, é igualmente prazeroso ir do anonimato à fama ao longo de uma jornada.
É dessa maneira que os jogadores podem medir o quão longe chegaram. Alguns jogos exploram essa jornada de forma mais profunda do que outros, enquanto em certos títulos, o protagonista se torna mais infame do que famoso. Os exemplos a seguir representam as diferentes formas de alcançar a fama nos videogames, e estão à sua espera.
1. Brutal Legend
Um dos melhores jogos da Double Fine, Brutal Legend tem como protagonista Eddie, um roadie que não tinha grandes ambições na vida até que um dia ele tropeçou em um mundo de metal. Aos poucos, ele assume o papel de um escolhido, destinado a lutar por tudo que envolve metal. A jogabilidade é uma mistura de ação e estratégia em tempo real, com grandes batalhas. No final, Eddie se torna um verdadeiro deus do rock.
2. Dragon Quest 3 HD-2D Remake
Dragon Quest 3, um remake em alta definição, explora a jornada de um herói sem nome que reúne um grupo e forma classes para eles. A maioria dos RPGs de antigamente mostrava protagonistas em uma busca para se tornarem os guerreiros mais poderosos para salvar o mundo, e é isso que acontece neste jogo. Após derrotar um lorde das trevas, o protagonista recebe o título de Erdrick, uma figura cuja descendência estrela o jogo seguinte.
3. Jeanne d’Arc
Jeanne d’Arc é um RPG tático para PSP que reimagina a mitologia em torno da heroína Joana d’Arc. No jogo, ela começa como uma humilde fazendeira francesa, antes que demônios atacassem sua vila. Graças a poderes divinos, ela pode se transformar em uma cavaleira mítica durante a batalha. Jeanne, consequentemente, se torna famosa em toda a França, unindo seus compatriotas para defender seu país.
4. Marvel’s Avengers
Os jogadores podem assumir o papel de heróis clássicos da Marvel, como Capitão América e Homem de Ferro. Contudo, a campanha principal foca em uma fã, Kamala, que ajuda a reconstruir os Vingadores depois de um grande incidente. A maior parte do jogo coloca os jogadores no controle de Kamala, que tem um conjunto de poderes divertidos. Ao final, ela se torna a Ms. Marvel, alcançando a fama que sempre sonhou.
5. Metaphor: ReFantazio
Metaphor: ReFantazio é um jogo sobre política, no qual o rei morre logo no início da história. Ele retorna como um deus solar flamejante, declarando uma corrida de reis. Quem conseguir reunir a voz do povo merece ser o novo monarca, e qualquer um pode tentar. É nesse ponto que o protagonista, Will, entra em cena. Por meio do progresso da história e de missões secundárias, os jogadores podem construir sua reputação e conquistar a vontade do povo.
6. South Park: The Stick Of Truth
South Park: The Stick Of Truth tinha uma premissa inteligente que permitia aos jogadores criarem seu próprio personagem. Este “Garoto Novo” se torna um escolhido no mundo de RPG de fantasia em que as crianças de South Park estão jogando. Embora os jogadores não recebam um nome no final, eles ascendem como a criança mais poderosa de South Park, que todos os outros adoram.
7. Space Channel 5
Space Channel 5 é um jogo de ritmo musical que conta a história de Ulala, uma repórter que investiga uma série de invasões alienígenas. Ao invés de lutar com ação, Ulala dança para salvar os cidadãos e fazer com que eles a sigam. A dança dela culmina em uma batalha final na qual a repórter perde. Então, cabe aos cidadãos que ela resgatou revivê-la com o poder da música.