A princípio, os videogames eram uma experiência mais coletiva nas décadas de 80 e 90. Com efeito, havia fliperamas onde os jogadores se reuniam e, mesmo que estivessem jogando sozinhos, eles frequentemente atraíam observadores. Além disso, havia jogos cooperativos que iam de brawlers a shooters. O cooperativo de sofá era, por sua vez, grande para consoles domésticos e, desde então, o multiplayer evoluiu graças ao suporte online. Sinto que cresceu ainda mais ao longo da última década, com melhores conexões de internet, consoles mais poderosos e ideias de jogabilidade inovadoras.
De 2015 a 2025, estes jogos cooperativos ofereceram as melhores experiências online e offline, e será emocionante ver para onde o jogo cooperativo irá a seguir.
1. Destiny 2
Em suma, Destiny 2 vem forte desde 2017, com muitas mudanças em seu desenvolvimento, como ter se tornado gratuito. Existem várias maneiras de jogar cooperativamente com parceiros. O mais importante acontece nas missões Strike de três jogadores, mas também há Raids maiores e a possibilidade de encontrar parceiros enquanto explora planetas. A jogabilidade de tiro sempre é boa nos jogos da Bungie, e o mesmo vale para Destiny 2.
2. Diablo 4
Não é nenhuma surpresa que Diablo 4 seja um ótimo jogo cooperativo, assim como cada entrada na série Diablo que o antecedeu. Os jogadores de console podem se juntar no sofá, e os jogadores online podem formar um bom grupo enquanto exploram um mundo aberto de uma perspectiva de cima para baixo. A perspectiva pode parecer pequena, mas o mundo é imenso, assim como as opções dadas aos jogadores entre classes e árvores de habilidades. É um ótimo jogo para jogar várias vezes.
3. Baldur’s Gate 3
A princípio, Baldur’s Gate 3 oferece uma experiência cooperativa diferente da maioria, já que o jogo como um todo é focado na narrativa, com muitas escolhas dinâmicas. Se os jogadores progredirem com amigos, eles podem experimentar a história juntos e comunicar opções, quase como um enorme jogo de “escolha sua própria aventura”. A jogabilidade é baseada em turnos, o que significa que cada jogador tem que esperar sua vez.
4. Super Mario Bros. Wonder
Em suma, Super Mario Bros. Wonder é a mais recente entrada em 2D na série Mario. Os jogadores podem se juntar localmente com um grupo de até quatro pessoas e explorar níveis maravilhosos, o que mostra que a Nintendo ainda não perdeu seu toque. De flores que cantam a personagens que se transformam em elefantes ou geleia, Super Mario Bros. Wonder mantém as coisas surpreendentes.
5. Elden Ring
Assim como muitos dos jogos Soulslike da FromSoftware, Elden Ring oferece aos jogadores opções cooperativas. Por ser um dos jogos mais brutalmente desafiadores, jogar com amigos pode tornar a exploração do mundo e a luta contra inimigos e chefes muito mais fácil. Também ajuda a evitar que o jogador anfitrião seja, com efeito, derrotado por invasores online. Não é impossível vencer o jogo sozinho, mas amigos certamente tornam a experiência mais tranquila.
6. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge
A princípio, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é uma homenagem aos bons e velhos brawlers das décadas de 80 e 90. Especificamente, é um sucessor espiritual de Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time, pois continua de onde aquele jogo parou. Assim como outros brawlers modernos, há novos recursos para fazer o jogo parecer novo e não apenas mais uma homenagem. Todos os personagens podem subir de nível e aprender novas habilidades.
7. Split Fiction
Em suma, a Hazelight Studios tem sido uma grande desenvolvedora na cena cooperativa, perpetuando a ideia de que jogar junto com os amigos é uma experiência mágica. Seu último jogo, Split Fiction, é o mais selvagem de todos, pois não há consistência entre os níveis, já que as mecânicas e até os temas mudam de fantasia para ficção científica. Isso manterá os jogadores alertas.