logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | O Chalé - Um Terror que Não Impressiona

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•20 de maio de 2020•7 Minutes

Boa Noite, Mamãe (2014) é um dos grandes filmes de terror da última década, em que eleva o suspense ao máximo ao deixa a tensão aflorar ao mostrar o que seriam todas aquelas situações envolvendo as crianças e a mãe que dá título ao filme. Os diretores Severin Fiala e Veronika Franz retornam com o aguardado The Lodge, uma produção que traz todos os elementos que os fãs do gênero tanto amam, mas que deixa aquele gostinho de que algo ficou faltando.

Para começar, o longa já pretende trazer para a história aquele traço que os diretores já haviam relatado em Goodnight, Mommy! (nome original) que é a questão familiar, mas novamente com a diferença de que essas relações familiares não são discutidas nem debatidas a fundo, como ocorre em longas como O Sexto Sentido (M. Night Shyamalan) ou Hereditário (Ari Aster).

O roteiro não parte da abordagem nem do ponto de vista das crianças, Aidan (Jaeden Martell) e Mia (Lia McHugh) nem da Misteriosa Grace (Riley Keough). Em The Lodge, a preocupação é unicamente em desenvolver a narrativa a partir do ponto de vista das situações que vão ocorrendo dentro da cabana em que Grace e as crianças estão presas e sem se preocupar em dialogar sobre o passado ou o presente dos personagens.

Tal fato só ocorre no primeiro ato e é feito para causar uma dúvida no espectador a respeito de quem de fato é Grace, uma mulher participante de uma seita que praticou suicídio coletivo e ela foi a única sobrevivente. Ao não questionar muito sobre o passado dos personagens os diretores deixam o público no escuro respeito do que planejam fazer, até para tentar surpreender e não perder a graça a respeito dos acontecimentos do último ato, mas isso faz com que a estrutura dos personagens se torne bastante vaga em sua concepção, pois pouco se sabe sobre os seus segredos e mistérios que os rodeiam.

O roteiro quis seguir a linha de produções atuais de terror como Midsommar e Nós (Jordan Peele) em que não há um motivo claro para que as sucessões de acontecimentos ocorram, mas em The Lodge há uma diferença: os diretores se perdem na linha de pensamento que estão seguindo. No longa, o mistério principal envolvendo a seita e Grace logo são esquecidos no segundo ato e só voltam a ser realmente abordados no terceiro ato, na verdade nem realmente se toca no assunto, a mensagem é outra e bastante frustrante.

Há três diferenças claras no roteiro do longa, em que no seu primeiro ato ocorre de seus personagens se tornarem conhecidos pelo público e um fato faz com que discorra outras situações que acabam por desenvolver a narrativa. Na realidade, ocorre um plot twist no terceiro ato que surpreende pelo jeito que foi construído e pode-se dizer pela maneira original que foi feita. O final é feito para chocar, claramente, assim como foi em Boa Noite, Mamãe! e lembra bastante filmes do gênero, como Violência Gratuita (1997), tais produções preparam uma abordagem pesada justamente para chocar o público, algo que The Lodge, de certa forma, consegue fazer.

Algo que muitos espectadores vão odiar, e com razão, isso em relação ao roteiro, e que não parece ter sido muito bem pensado, foi em relação ao personagem do pai das crianças, pois sua soa como totalmente descabida sua sua decisão que faz girar toda a narrativa. É uma mensagem que os diretores querem passar a respeito da falta de maturidade que alguns pais têm e que tomam decisões equivocadas em relação a seus filhos, além de mostrar também o abandono de alguns pais em relação aos mesmos, mas uma mensagem totalmente superficial e equivocada.

Há ainda muitas perguntas deixadas de lado pelo roteiro escrito pela dupla Severin Fiala e Veronika Franz com participação de Sergio Casci, que são questões cruciais para a história se pensar que acabam por se criar buracos na narrativa, como o que de fato é essa seita do suicídio que tem muita importância para a trama. Também não se responde qual a motivação desse grupo e por que de só ficarem gritando palavras de ordem para Grace, essas relações poderiam ser melhor abordadas, mas não são realmente desenvolvidas a fundo pelos diretores.

O suspense é bem empregado e esse é um elogio que precisa ser feito para a dupla de diretores que consegue dar boas doses de tensão em grande parte do filme. Isso se deve por grande parte em não se saber nada a respeito dos acontecimentos que estão ocorrendo na cabana, nem se Grace realmente está paranoica ou não. Há um tom sobrenatural interessante que passa pela seita, mas que infelizmente não é tão bem aproveitada.

The Lodge é um filme de terror diferente por trazer uma abordagem que tinha tudo para ir por outro caminho, poderia ser a respeito de vários temas diferentes, isso se seguisse o que os diretores haviam proposto no primeiro ato, mas depois se torna outro filme diferente e isso deixa o espectador realmente confuso com o que realmente o roteiro queria seguir. A ideia é interessante, mas a execução se torna realmente estranha e na realidade o seu desfecho é bastante cruel e frio, assim como tudo o que foi apresentado. Serve para quem é fã do gênero, mas não impressiona em muitos aspectos.

The Lodge (EUA – 2020)

Direção: Severin Fiala, Veronika Franz
Roteiro: Severin Fiala, Veronika Franz e Sergio Casci
Elenco: Riley Keough, Jaeden Martell, Lia McHugh, Richard Armitage, Alicia Silverstone, Danny Keough, Lola Reid
Gênero: Drama, Horror, Thriller
Duração: 108 min.

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Games
'Counter-Strike 2': Nova atualização pode derrubar mercado de skins de facas

‘Counter-Strike 2’: Nova atualização pode derrubar mercado de skins de facas

Uma nova atualização em 'Counter-Strike 2' permite trocar 5 itens por skins de…


by Matheus Fragata

Games
Review | Pokémon Legends: Z-A traz imperdível mecânica de batalha presa à vícios de design

‘Pokémon Legends: Z-A’ vende 5,8 milhões de cópias na primeira semana

'Pokémon Legends: Z-A' vendeu 5,8 milhões na 1ª semana. Metade das vendas foram…


by Matheus Fragata

Games
Jeremy Allen White revela que cabulava aulas e só 'se formou' no colégio aos 34 anos

Jeremy Allen White revela que cabulava aulas e só ‘se formou’ no colégio aos 34 anos

Jeremy Allen White, de 'O Urso', revelou que não se formou no ensino médio por…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}