O autor George R.R. Martin pela primeira vez admitiu que fará um final diferente de Game of Thrones para As Crônicas de Gelo e Fogo.
Martin explicou essa novidade em seu site oficial. Segundo ele, a forma como a história se desenvolveu resultado nas diferenças entre os finais.
“O que passei a notar mais ultimamente, porém, é que minha jardinagem está me afastando da série de TV. Sim, algumas coisas que você viu na HBO em Game of Thrones estarão em The Winds of Winter (mesmo que não da mesma forma)… Mas muito do resto será um tanto diferente.”
Para o escritor, esse afastamento era inevitável pois “livros são muito maiores e muito muito mais complexos que a série”. Como exemplo, ele cita que o próximo livro tem capítulos narrados por personagens que nunca apareceram em Game of Thrones: “Todos eles terão capítulos, e as coisas que eles farão e dirão vão impactar a história e os personagens principais da série”.
Segundo ele, o contrário também acontece:
“Tenho uma legião de personagens secundários, que mesmo sem pontos de vista, são importantes para o enredo e aparecem na história: Lady Coração de Pedra, Jovem Griff, o Príncipe Esfarrapado, Penny, Brown Ben Plumm, o Cabeça Raspada, Marwyn, o Mago, Estrela Negra, Jeyne Westerling. Alguns personagens na série são um tanto diferentes do que na série. Yarra Greyjoy não é Asha Greyjoy, e o Euron Greyjoy da HBO é muito, muito, muito diferente do meu. Quaithe ainda tem um papel a desempenhar. Assim como Rickon Stark e a pobre Jeyne Poole. E bem… A lista é longa (e tudo isso é parte da razão para VENTOS estar demorando tanto. Isso é difícil, pessoal).”
Por fim, ele prometeu que não há garantias de que os sobreviventes da série Game of Thrones chegarão ao final de As Crônicas de Gelo e Fogo – e vice-versa.
O sexto livro da saga, Os Ventos do Inverno, segue sem previsão de lançamento.