A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que permite o adiantamento do valor a receber de vendas à prazo. Em uma venda parcelada em 2 vezes no cartão de crédito, o valor que seria recebido em até 90 dias, pode ser transferido hoje para a conta da empresa, mediante o pagamento de uma taxa sobre o adiantamento.

Por vezes, confundida com um empréstimo, a antecipação de recebíveis se diferencia, principalmente, porque o valor adiantado já é da empresa. Isso reduz os riscos de inadimplência, e é por isso que as taxas de juros do empréstimo são mais altas que as taxas de antecipação de recebíveis, afinal, nesse caso, o dinheiro é da instituição financeira, e da venda parcelada já pertence à sua empresa.

Esse procedimento, também chamado de adiantamento de recebíveis ou desconto de duplicatas, depende da política de crédito da instituição financeira ou da bandeira do cartão ou do meio de pagamento, para ser usado. Portanto, a empresa deve negociar a possibilidade de antecipação.

Os principais tipos de recebíveis são:

  • Cartão de crédito;
  • Cheque pré-datado.

Continue a leitura e entenda melhor como funciona a antecipação de recebíveis.

 Como funciona a antecipação de recebíveis?

As condições, bem como o processo para a transação de antecipação de recebíveis difere conforme a instituição, por isso, a empresa deve contatar o banco ou fintech que oferece esse tipo de linha de crédito para consultar as exigências, as taxas e as condições contratuais. Cabe à instituição esclarecer ao solicitante, o valor líquido descontado segundo as taxas de juros, e o prazo máximo para transferência do montante.

De modo geral, para o adiantamento o empresário deverá cadastrar os dados da máquina de cartão no sistema online da instituição, bem como as informações da conta bancária para onde o dinheiro será transferido. O próximo passo é indicar os detalhes do pedido de antecipação, selecionando entre os tipos de pagamento – cartão de crédito, depósito, cheques, etc.

Como calcular?

Para o cálculo da antecipação de recebíveis, o empresário deve descontar do valor total da venda a taxa administrativa. Em seguida, se dividi o valor obtido pelo número de parcelas da compra. Depois aplica o desconto da antecipação. Lembre-se que a taxa de desconto é referente a 30 dias e que a cobrança é proporcional aos dias antecipados.

 Quando optar pelo adiamento dos recebíveis?

Escolher contratar uma linha de crédito requer cuidado e planejamento. Com a antecipação de recebíveis não é diferente.

Visto que ao antecipar a parcela de um pagamento no cartão de crédito, por exemplo, a instituição financeira poderá cobrar da empresa ou lhe aplicar alguma restrição, caso o cliente não honre com o pagamento, o que requer analisar o histórico de crédito do consumidor antes de solicitar o adiantamento.

Geralmente, empresários optam pela antecipação de recebíveis, nas seguintes situações:

  • Pagar despesas que vencerão antes de receber o valor;
  • Aumentar o capital de giro;
  • Cobrir operações, como investimento no estoque ou nos funcionários;
  • Manter o fluxo de caixa no positivo.

Percebe a importância do planejamento? A antecipação de recebíveis pode ser a saída para um problema ou a entrada para uma questão ainda maior. Tudo depende do quadro geral da empresa e projeção de fluxo de caixa.

Para mais informações, acesse o site da STLA no endereço a seguir.

www.stla.com.br

Mostrar menosContinuar lendo