Um dos maiores e mais antigos sites de torrent da internet, o RARBG, encerrou suas operações repentinamente esta semana, citando dificuldades causadas pela pandemia e a perda de membros da equipe devido à guerra na Ucrânia.

Em vez da antiga biblioteca de filmes, músicas, programas de TV e jogos disponíveis para download via torrent, os visitantes da página inicial do RARBG.to agora são recebidos por uma mensagem de desculpas dos administradores, anunciando que as despesas relacionadas à manutenção do site se tornaram insuportáveis para a equipe arcar com seus próprios recursos.

A mensagem informa que alguns membros da equipe morreram devido à COVID-19 ou ainda estão lidando com complicações, enquanto outros estão lutando na guerra. A mensagem declara:

“Olá pessoal, gostaríamos de informar que decidimos encerrar nosso site. Os últimos 2 anos foram muito difíceis para nós – algumas pessoas de nossa equipe faleceram devido a complicações da COVID, outras ainda sofrem os efeitos colaterais dela – não sendo capazes de trabalhar de forma alguma. Alguns também estão lutando na guerra na Europa – DOS DOIS LADOS. Além disso, o aumento do preço da energia nos data centers na Europa nos atingiu bastante. A inflação torna nossas despesas diárias impossíveis de suportar. Portanto, não podemos mais manter este site sem despesas maciças que não podemos mais cobrir por conta própria. Após uma votação unânime, decidimos que não podemos mais continuar. Pedimos desculpas 🙁 “

O portal de tecnologia e pirataria Torrent Freak confirmou independentemente a veracidade da mensagem com uma fonte familiarizada com o assunto.

O conteúdo pirata hospedado pelo RARBG, que começou a operar há 15 anos, fornecia a outros sites de pirataria conteúdo de alta qualidade. A ferramenta de análise de sites Similarweb estima que o RARBG.to recebeu mais de 40 milhões de visitantes em abril de 2023; em comparação, o thepiratebay.org, outro site de torrent popular, teve 24,4 milhões de visitas.

O fechamento do site ocorre em um momento em que a pirataria está aumentando, e serviços como Netflix, HBO Max (agora chamado apenas de “Max”) e Disney Plus estão pressionando assinantes com aumento de preços para planos compartilhados, repressão ao compartilhamento de login e cancelamento repentino de programas. Em alguns casos, quando os programas são cancelados abruptamente, eles são retirados totalmente das plataformas de streaming; os fãs ficam sem outra forma de acessar esses filmes ou programas, e as pessoas que ajudaram a produzi-los são privadas dos royalties de streaming.

Mostrar menosContinuar lendo

Daniel Tanan

Uma Enciclopédia viva de Duna e outros assuntos nerds variados do cinema à animes.

Mais posts deste autor