logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | A Vila - Um filme incompreendido

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Catálogo, Cinema, Críticas•20 de fevereiro de 2024•5 Minutes

Escrito e dirigido por M. Night Shyamalan, A Vila é um projeto mal entendido e ignorado por muitos que o assistiram. Ele seguia a carreira com longas que foram sucesso de público e crítica como Sinais e Sexto Sentido e as pessoas foram ao cinema esperando ver um filme com uma virada na história que surpreendesse a todos. Mas não foi isso o que aconteceu.

A Vila tem uma história simples e muito bem construída. Temos uma comunidade que vive em uma vila e as pessoas que residem ali vivem reclusas sem poder passar dos limites traçados. Há um bosque que os cerca e marca o início de um território ‘hostil’. Boatos dizem que há criaturas “Aquelas de Quem Não Falamos” vivendo ali e quem entrar lá estará provocando esses seres.

Cansado de viver na vila, Lucius Hunt (Joaquin Phoenix) deseja ultrapassar esse limite e seguir um caminho rumo ao desconhecido. Há ainda Noah Percy (Adrien Brody) e Ivy Walker (Bryce Dallas) dois amigos que vivem se aventurando pelo lugar, ela é cega e ele tem problemas mentais.

Os líderes locais citam o perigo e os riscos que ele irá fazer todos da vila passar caso ultrapasse esse limite. Então se reúnem com outros anciãos e com outros moradores para decidir se autorizam ou não Lucius a ir embora por conta e risco. Ele não os houve e decide seguir seu caminho, eis que algo acontece com ele e acaba por se ferir gravemente. Então Ivy, a garota cega e que está apaixonada por Lucius irá até a cidade em  busca de remédios. Essa cidade seria muito longe e seu trajeto perigoso já que as criaturas poderiam atacar a qualquer momento.

A garota segue o rumo do bosque proibido e acaba por chegar à cidade. O mais interessante é que esse bosque na verdade é uma reserva florestal com muros longos ao seu redor para que ninguém entre no local. A lição de moral é que todos estavam na vila porque os anciãos tiveram uma vida conturbada do lado de fora da reserva, foram vítimas da violência e com medo da vida como ela é e acabam criando seu próprio mundinho livre da violência e da maldade do mundo real.

Essa é a história de A Vila. Como todos sabemos o final é surpreendente e original e não é um filme fácil de se entender. Muitos simplesmente odiaram sem se questionar o que era tudo aquilo que presenciaram. É um dos filmes mais inteligentes de Shyamalan, como disse muitos esperavam um filme de terror a moda antiga com monstros matando todo mundo e um final que fosse ao estilo do sexto sentido. Ao colocar uma personagem cega M. Night na verdade está criticando a falta de visão da sociedade, ao ouvir a verdade dos anciãos como se fosse a verdade absoluta e como sabemos nenhuma verdade é absoluta.

Dentre os assuntos abordados estão: o medo do desconhecido e a alienação da população em não querer discutir o fato de não poderem sair de lá, os usos de uma ameaça externa para controlar uma população e de uma falsa verdade para manipular os mesmos. Shyamalan faz uma crítica interessante. Quando nos mudamos para uma casa a primeira coisa a fazer é construir muros nela justamente para nos separar do mundo exterior, a mesma coisa quando mudamos para um condomínio fechado ou um apartamento.

Quanto ao elenco ele foi muito bem escolhido. Bryce Dallas e Joaquin Phoenix já haviam trabalhado anteriormente com o diretor e ambos estão ótimos nesse longa, ela como cega e ele como a pessoa que quer sair da vila para conhecer o mundo além do bosque. Há ainda Adrien Body que faz bem o papel do homem perturbado apaixonado por Ivy.  A Vila lembra muito a série Wayward Pines também dirigida por ele e que abordava esse tema de ficar preso a um lugar e não pode sair dele e do poder que um grupo impõe a todos os outros moradores.

A Vila (The Village, EUA – 2004)

Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: Adrien Brody, Bryce Dallas, Jesse Eisenberg, Joaquin Phoenix, Sigourney Weaver, M. Night Shyamalan
Gênero: Drama, Mistério, Suspense
Duração: 108 minutos

Mostrar menosContinuar lendo

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Listas
5 Séries em destaque para ver na Netflix esta semana

5 Séries em destaque para ver na Netflix esta semana


by Patrícia Tiveron

Listas
As 3 melhores séries do Prime Video para maratonar este fim de semana

As 3 melhores séries do Prime Video para maratonar este fim de semana


by Patrícia Tiveron

Esportes
O leão rugiu no clássico: Vitória vence o Bahia por 2 a 1 e ganha fôlego contra o Z-4

O leão rugiu no clássico: Vitória vence o Bahia por 2 a 1 e ganha fôlego contra o Z-4


by Patrícia Tiveron

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}