Na época de sua estreia em 2023, The Flash viralizou nas redes sociais por um demérito inegável: a péssima qualidade dos efeitos visuais do filme. O fato bizarro foi tão notório que até mesmo o diretor Andy Muschietti teve que defender o trabalho dos técnicos ao afirmar que o visual questionável se tratava de uma “decisão artistíca intencional”.
Ninguém esperava em momento algum que The Flash acabasse recebendo um prêmio justamente nessa categoria. Mas nunca diga “nunca”, pois foi justamente o que aconteceu na cerimônia da Visual Effects Society, no último dia 21. A associação prestigia os melhores efeitos visuais realizados no ano em uma cerimônia solene dedicada a efeitos gráficos no audiovisual.
Embora The Flash não tenha recebido nenhum prêmio principal, acabou agraciado com a conquista de Best Volumetric Capture – melhor Captura Volumétrica. Eu não faço ideia do que seja, mas há alguns comentários sobre a tecnologia neste vídeo abaixo.
De toda a forma, a premiação da VES já deixa pré-definido quem é o grande favorito ao Oscar de Melhor Efeito Visual e o páreo está entre Godzilla: Minus One e Resistência, filme de Gareth Edwards que foi um dos maiores fracassos comerciais de 2023. O Oscar 2024 acontece em 10 de março.

