Ao celebrar os 14 anos de Metal Gear Solid: Peace Walker, Hideo Kojima revelou um arrependimento marcante relacionado ao jogo lançado no PSP. Em uma entrevista recente, o renomado diretor compartilhou detalhes sobre uma decisão crucial na narrativa do jogo que o deixou insatisfeito.
Kojima expressou remorso por ter selecionado a música “Sing”, de Joe Raposo, para a cena final de Metal Gear Solid: Peace Walker. Ele revelou que originalmente tinha outra música em mente para representar conceitos como “paz” e os “anos 70”, mas problemas de direitos autorais impediram sua inclusão. Apesar de “Sing” ter sido uma alternativa, Kojima a considerava inadequada para o momento emocionalmente impactante da trama.
14 years since the release of “PW.”I was still in my mid-40s. At the time, many game companies were beginning to shift to developing apps for the phones. After finishing up MGS4, I felt the need for a proprietary game engine. The vertical leap of the game had to be done after the… pic.twitter.com/vZ3fyCfmkd
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) April 29, 2024
Além do arrependimento relacionado à trilha sonora, Kojima compartilhou outras curiosidades sobre o desenvolvimento de Peace Walker. Ele revelou que inicialmente o jogo seria intitulado “Metal Gear Solid 5: Peace Walker”, mas a resistência do departamento de marketing da Konami alterou esse plano. O diretor também discutiu os desafios enfrentados após o cancelamento de projetos como “P.T.” e sua saída da Konami.
O Legado de Kojima e o Futuro dos Jogos de Espionagem
Atualmente, Hideo Kojima está envolvido em projetos próprios, incluindo Death Stranding, que receberá uma sequência, OD (uma nova IP) e Physint, um jogo de espionagem que promete manter viva a essência de seu trabalho em Metal Gear Solid. Apesar dos obstáculos, Kojima continua a deixar sua marca na indústria dos videogames, explorando novas narrativas e experiências interativas.