Ao lançar o FidelityFX Super Resolution 3 (FSR 3) nos PCs, a AMD escolheu Immortals of Aveum e Forspoken como jogos inaugurais para essa tecnologia. Recentemente, Immortals of Aveum, publicado pela EA, também se tornou o primeiro jogo a implementar o FSR 3 nos consoles PS5 e Xbox Series. Além disso, a atualização trouxe suporte a HDR, entre outros ajustes.
FSR 3 e AFMF: Inovações e Melhorias
A tecnologia FSR 3 da AMD, conhecida como AFMF (AMD Fluid Motion Frames), recebeu melhorias significativas na versão para PC. Desde o lançamento do jogo, o gerador de quadros do FSR 3 foi atualizado para uma “versão melhor e mais nova”, segundo o estúdio responsável por Immortals of Aveum. Embora não tenham especificado a versão exata, sabe-se que a AMD já lançou o FSR 3.1, que melhora a qualidade de imagem e permite a integração do gerador de quadros com o upscaling de outras fabricantes.
Desempenho do FSR 3 no PS5
O canal Daniel Owen no YouTube testou a implementação da tecnologia na versão do jogo para PS5, utilizando uma tela OLED com suporte a VRR de 120 Hz. Com o FSR 3 ativado, Immortals of Aveum superou a barreira dos 100 FPS em alguns momentos, enquanto sem o gerador de quadros, o jogo atinge cerca de 60 FPS no modo performance. No entanto, ao configurar a tela para 60 Hz, o atraso nos comandos aumentou significativamente, problema que pode ser mitigado ao desativar o V-Sync, embora isso cause screen tearing, que são os rasgos na imagem.
Novidades e Melhorias na Atualização
A atualização que trouxe o AMD FSR 3 para as versões de console de Immortals of Aveum também introduziu suporte a HDR em todas as versões do jogo. Além disso, foram feitas melhorias ao DLSS (Deep Learning Super Sampling), ajustes nas configurações do mouse para melhorar a sensibilidade, e otimizações gerais de performance. Outra adição significativa foi o modo New Game+, que oferece novos desafios, objetivos e uma batalha contra um chefe ao final do jogo.
Um Lançamento Promissor com Desafios
Immortals of Aveum foi lançado em agosto do ano passado e foi um dos primeiros grandes jogos desenvolvidos com Unreal Engine 5. Apesar dos visuais impressionantes, o jogo não conseguiu evitar problemas financeiros para o novo estúdio Ascendant Studios, que enfrentou demissões e agora corre o risco de fechar. A implementação de tecnologias avançadas como o FSR 3 e as atualizações contínuas mostram o esforço do estúdio em melhorar a experiência dos jogadores, mas só o tempo dirá se essas ações serão suficientes para reverter a situação difícil.
Com o suporte ao FSR 3 e outras melhorias, Immortals of Aveum busca proporcionar uma experiência de jogo aprimorada nos consoles e PCs, enquanto tenta reconquistar sua base de jogadores e estabelecer-se como um título relevante na indústria de jogos.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
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