Embora a Larian Studios tenha obtido um enorme sucesso com o lançamento de Baldur’s Gate 3 em 2023, a companhia já deixou claro que não tem planos de continuar a trabalhar na franquia no momento. Essa decisão, curiosamente, não foi motivada por conflitos com a Wizards of the Coast, detentora dos direitos do universo Dungeons & Dragons, mas sim pela falta de entusiasmo em revisitar o universo da série.
Em uma entrevista ao site Games Radar, Adam Smith, diretor narrativo da Larian Studios, revelou que o estúdio chegou a considerar a ideia de desenvolver Baldur’s Gate 4. No entanto, a equipe rapidamente percebeu que “não havia a chama” necessária para criar uma sequência. Segundo Smith, faltava o entusiasmo e a inspiração que impulsionaram o desenvolvimento do terceiro título.
Exploração de Novos Mundos
Durante o evento Digital Dragons, na Polônia, Smith explicou que os membros da Larian Studios sentiram um certo alívio ao saber que não continuariam com a franquia Baldur’s Gate. Ele comentou que a equipe sentia que não havia “negócios não finalizados” com a série e que estavam prontos para explorar novos mundos e ideias. “Para nós, não deixamos nada incompleto que queríamos dizer, queríamos seguir em frente para novos mundos”, afirmou Smith. “E então tentamos, chegamos a explorar ideias para Baldur’s Gate 4, e elas não nos animavam, não tínhamos a chama. Parece que deveria ter sido uma decisão mais difícil do que foi, mas não foi”.
Essa decisão foi facilitada pelo fato de que a Larian Studios opera de forma independente, apesar de ter grandes investidores como a Tencent. Isso permitiu que a desenvolvedora não se sentisse obrigada a seguir o caminho seguro de apostar em uma sequência de Baldur’s Gate, podendo, ao invés disso, focar em novos projetos inovadores.
O Futuro da Larian Studios
O longo tempo dedicado ao desenvolvimento de Baldur’s Gate 3, que começou em 2017, também influenciou a decisão da equipe de não querer trabalhar em DLCs para o jogo. O estúdio, no entanto, continua comprometido em melhorar o RPG, com planos de lançar em breve ferramentas de mods oficiais para a comunidade. Isso permitirá que os jogadores continuem a expandir e personalizar suas experiências no universo de Baldur’s Gate 3, mesmo sem uma continuação direta.
Smith destacou que, enquanto a Larian Studios encerra seu capítulo com Baldur’s Gate, a equipe está empolgada com as possibilidades que os novos projetos oferecem. A independência criativa do estúdio significa que eles podem explorar novos territórios e criar experiências inéditas para seus fãs. Com essa nova direção, a Larian Studios pretende continuar inovando e surpreendendo a indústria dos games, mantendo a qualidade e a paixão que definiram seu trabalho até agora.
A expectativa é alta para ver quais serão os próximos passos da Larian Studios, mas uma coisa é certa: a empresa está determinada a seguir em frente e explorar novas fronteiras, deixando uma marca duradoura na indústria dos jogos.