O aguardado jogo “Life by You”, visto como um forte concorrente da franquia The Sims, foi cancelado pela Paradox Interactive, resultando na demissão de vários funcionários do estúdio Paradox Tectonic. Entre os demitidos, o designer Willem Delventhal fez um desabafo público no LinkedIn, revelando as difíceis condições enfrentadas durante o desenvolvimento e os motivos por trás do cancelamento.
“Um Verdadeiro Show de Horrores”
Delventhal descreveu a situação como “um verdadeiro show de horrores” e afirmou que a equipe “passou um mês no purgatório” tentando salvar o projeto. “Não nos explicaram o porquê. Ao invés disso, passamos um mês no purgatório e fizemos tudo o que podíamos para provar a eles que o jogo era digno de ser lançado – incluindo coisas como encontrar potenciais compradores ou sugerir cortar relações e nos tornarmos indie. Nós virtualmente não ouvimos nada de volta”, escreveu ele.
Segundo Delventhal, apesar de estar ciente dos riscos de cancelamento, a equipe acreditava que conseguiria superar os obstáculos e lançar “Life by You”. Ele destacou que o simulador de vida hiper-modificável, focado em conteúdo gerado por usuários (UGC), estava progredindo bem. “Eu sabia que havia um risco de ser cancelado. Nós trabalhamos ativamente no simulador de vida hiper-modificável chamado Life by You. Uma resposta indie para uma IP envelhecida que é The Sims, mas ao invés disso focaríamos de forma massiva em UGC. E conforme avançávamos, estávamos nos saindo extremamente bem. Então duas semanas antes de lançar, nós fomos avisados que não haveria lançamento. E agora todos nós perdemos nossos empregos. Fomos informados disto através de um pronunciamento público”, desabafou Delventhal.
A Paradox Interactive, responsável pelo cancelamento, apontou que a decisão foi tomada após observar lançamentos caóticos, como “Cities Skylines II”, que até o momento não se recuperou dos seus problemas. O CEO Fredrik Wester afirmou que a Paradox está passando por um “momento baixo” e que o estúdio fundado em 2019 não estava alcançando os resultados esperados, levando à decisão de cancelar “Life by You” antes de incorrer em mais prejuízos.
Divergências nas Declarações
Contrariando a justificativa oficial, Delventhal afirmou que a situação do projeto era bem diferente do que foi declarado pela liderança da Paradox. “Não posso compartilhar números específicos, mas posso dizer que tínhamos uma métrica interna que tínhamos de alcançar e que foi aprovada e que excedemos o número por uma porção significativa. Nós conseguimos a aprovação deles algumas semanas antes do lançamento”, revelou ele.
O cancelamento de “Life by You” e as demissões subsequentes na Paradox Tectonic expõem as tensões e frustrações nos bastidores do desenvolvimento de jogos. A polêmica levantada por Delventhal ressalta as dificuldades enfrentadas por desenvolvedores em um mercado competitivo e volátil. Resta aguardar se a Paradox Interactive se pronunciará sobre as alegações e fornecerá mais clareza sobre os motivos do cancelamento e o futuro dos funcionários afetados.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
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