DLC de Elden Ring: Shadow of The Erdtree mantém problemas técnicos de desempenho
Com o lançamento da tão aguardada DLC de Elden Ring, Shadow of The Erdtree, a Digital Foundry revisitou os problemas técnicos de desempenho que o título apresentava desde o seu lançamento, há mais de dois anos. A análise revelou que, infelizmente, muitos desses problemas persistem, não sendo solucionados pela From Software.
Persistência dos Problemas Técnicos
Desde o lançamento de Elden Ring, as críticas sobre quedas de taxa de quadros e inconsistências de desempenho foram frequentes. Com a chegada da DLC, esses problemas permanecem evidentes. Tanto no modo qualidade quanto no modo desempenho, os consoles continuam a sofrer com quedas de taxa de quadros. A situação é mais crítica no Xbox Series S, que apresenta maiores dificuldades para manter a estabilidade de quadros, embora ainda seja mais vantajoso jogar no modo desempenho, mesmo sem alcançar os 60fps desejados.
Comparação entre Consoles
Nos consoles mais potentes, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X, a situação é um pouco melhor, mas ainda longe do ideal. O PlayStation 5, em alguns momentos, apresenta uma taxa de quadros ligeiramente superior à do Xbox Series X. No entanto, a inconsistência é uma característica comum a ambos. Um ponto específico do PS5 é a implementação incompleta do VRR (Variable Refresh Rate), o que impede a aplicação do Low Frame Compensation (LFC) quando a taxa de quadros cai abaixo dos 48fps. Nos consoles Xbox, essa limitação não existe, proporcionando uma experiência ligeiramente melhor com monitores que suportam VRR.
Desempenho de Elden Ring no PC
A situação no PC também não é das melhores. Elden Ring ainda apresenta travamentos e inconsistências no tempo de quadros durante a travessia, mesmo após várias atualizações. Além disso, um bug recente relacionado ao V-Sync faz com que a sincronização vertical do jogo não funcione corretamente. A recomendação para os jogadores de PC é desativar o V-Sync pelo Nvidia Control Panel e travar a taxa de quadros em 60fps para uma experiência mais estável.
Thomas Morgan, da Digital Foundry, destacou que, apesar dos problemas de taxa de quadros nos consoles, a experiência no PC pode ser ainda mais frustrante, especialmente para novos jogadores que enfrentam essas oscilações de desempenho pela primeira vez. A análise completa da Digital Foundry ressalta que os problemas técnicos persistentes do jogo base foram negligenciados pela From Software, mesmo com o lançamento de uma nova DLC.
A DLC Shadow of The Erdtree está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC via Steam. Para detalhes mais aprofundados sobre a análise técnica, é recomendável conferir o vídeo completo da Digital Foundry aqui na matéria.