O primeiro dia da Gamescom Latam, evento de games que ocorre até o domingo (30) no São Paulo Expo, em São Paulo, surge como opção de entretenimento para os fãs desse setor, que somente em 2023 teve um faturamento de 188 bilhões de dólares no mundo, ultrapassando a indústria de cinema.

Não por acaso, muitas empresas estão de olho nesse lucrativo mercado, que engloba produtores de games, influenciadores, fabricantes de hardwares e acessórios para gamers. No evento, há também espaço para aqueles que querem popularizar suas marcas frente a uma audiência jovem, como a TNT Energy Drink, que está com um estande fornecendo energéticos e brindes para os vencedores de uma divertida gincana.

Entre os estandes de games, marcam presença empresas como a Nintendo, que conta com um grande espaço onde é possível jogar clássicos da marca. Há uma grande diversidade de jogos na Gamescom, com a possibilidade de jogar games da Sega, Xbox e também a expansão de Elden Ring: Shadow of the Erdtree, trazida pela Bandai Namco.

Outras marcas relacionadas a esse universo estão presentes, mas são bem poucas. Se comparado com outros eventos do gênero, isso é até algo positivo, pois o evento pode ser visto menos como um local preocupado apenas com a venda de produtos e mais como um evento de games propriamente dito.

Mesmo com uma área bastante inferior se comparada a outros grandes eventos de cultura pop, como a CCXP, a Gamescom Latam trouxe um vasto espaço para disponibilizar jogos de diversas produtoras. Isso chama a atenção, já que ultimamente os eventos de jogos têm disponibilizado mais espaço para a venda de produtos e pouco espaço para jogar games. Isso é algo positivo, pois quem vai a um evento de games quer jogar games e não apenas comprar produtos.

Claro que não apenas de jogos clássicos vivem os gamers; o público busca novos jogos para testar. Entre as novidades, os destaques são Luigi’s Mansion 2 HD, da Nintendo, Spy x Anya, da Bandai Namco, e Metaphor: ReFantazio, da Sega. No entanto, é muito pouco para um evento deste porte. 

Pontos negativos são a área da praça de alimentação, que apresenta preços absurdamente altos, tornando inviável fazer uma refeição no local e a organização que se mostrou bastante confusa, ainda mais na hora da saída do lugar. Por outro lado, a parte positiva foi a área dedicada aos boardgames, que se mostrou bastante democrática. O público podia simplesmente chegar, sentar à mesa e jogar os boardgames disponibilizados, sem a burocracia frequente nesses eventos. Patrocinado pela Ludus Luderia, o espaço não exigia nenhum tipo de cadastro online para jogar, proporcionando uma experiência mais acessível e agradável aos visitantes.

De início, pode-se dizer que a Gamescom Latam tem potencial para crescer e atrair um público mais diversificado, não apenas fãs de games. O evento trouxe boas impressões ao disponibilizar uma grande variedade de jogos e amplos espaços para que fossem jogados. Espera-se que no futuro mantenha essa essência de evento indie.

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Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

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