De todas as criações da FromSoftware, Elden Ring destaca-se como um verdadeiro colosso. Hidetaka Miyazaki, diretor do jogo e presidente do estúdio, declarou em entrevista ao The Guardian que Elden Ring representa o ápice do que a FromSoftware consegue desenvolver em termos de escopo e complexidade. Este marco não apenas redefiniu o estúdio, mas também deixou uma marca indelével na indústria dos jogos.
Um Ponto de Virada
Miyazaki descreveu Elden Ring como um “ponto de virada” para a FromSoftware. “Antes e depois de Elden Ring, há uma clara diferença”, afirma ele. O jogo, com seu mundo aberto vasto e ricamente detalhado, estabeleceu um novo padrão para o estúdio. “Onde a FromSoftware está agora, em termos de escala, eu diria que Elden Ring é realmente o limite”, acrescenta Miyazaki, enfatizando que o jogo representa o auge das capacidades do estúdio.
A magnitude de Elden Ring coloca-o ao lado de outros gigantes da indústria que ousaram explorar mundos abertos de maneira inovadora, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Just Cause 3, The Witcher 3 e Skyrim. Poucos estúdios se arriscam a desenvolver jogos de tal envergadura, e menos ainda conseguem deixar um impacto duradouro.
O Futuro da FromSoftware
O sucesso do jogo levantou questões sobre o futuro da FromSoftware e seus próximos projetos. Miyazaki mencionou a importância de delegar múltiplos projetos aos talentos mais jovens do estúdio. Durante o desenvolvimento de Elden Ring, todos os recursos e talentos foram direcionados para o projeto devido à sua enorme escala. “Se aumentarmos ainda mais, terei minhas preocupações. Talvez ter vários projetos seja o próximo estágio, em que alguns dos outros talentos mais jovens possam ter a oportunidade de gerenciar e dirigir a criação de jogos para projetos menores”, sugere Miyazaki.
Isso indica que, embora a FromSoftware possa não produzir jogos da magnitude de Elden Ring constantemente, o estúdio continuará a criar títulos impactantes como Dark Souls, Bloodborne, Sekiro e Armored Core. Cada um desses jogos, apesar de menores em escala, conquistou sucesso crítico e comercial, e trouxe inovações significativas para seus respectivos gêneros.
Desafios e Possibilidades
A criação de Elden Ring apresentou desafios monumentais para a FromSoftware. Superar esta obra-prima será uma tarefa hercúlea. No entanto, a DLC Shadow of the Erdtree já surpreendeu muitos fãs e críticos, sendo considerada por alguns até superior ao jogo base. Isso demonstra que a FromSoftware continua a inovar e a superar expectativas, mesmo após o lançamento de um jogo tão monumental.
A declaração de Miyazaki sobre a escala de Elden Ring e a necessidade de diversificar os projetos futuros sugere um equilíbrio entre a ambição e a sustentabilidade. Permitindo que novos diretores e talentos emergentes assumam a liderança em projetos menores, a FromSoftware pode continuar a inovar e a expandir seus horizontes, mantendo a qualidade e a criatividade que se tornaram a marca registrada do estúdio.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
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