Robert Towne, Renomado Roteirista de ‘Chinatown’, Morre aos 89 Anos
O aclamado roteirista Robert Towne, vencedor do Oscar por seu roteiro original de “Chinatown” e indicado por seus trabalhos em “The Last Detail”, “Shampoo” e “Greystoke: The Legend of Tarzan, Lord of the Apes”, faleceu na última segunda-feira em sua casa, aos 89 anos. A notícia foi divulgada pela firma de relações públicas McClure & Associates, em nome da família de Towne.
Um Legado de Excelência no Roteiro
Robert Towne foi um dos roteiristas mais celebrados de sua geração, conhecido por sua habilidade em criar narrativas complexas e personagens memoráveis. Ao longo de sua carreira, ele recebeu diversos prêmios, incluindo o BAFTA, Globo de Ouro e três prêmios do Writers Guild of America (WGA). Além de “Chinatown”, ele foi premiado pelo roteiro de “Shampoo” e pela série dramática “Mad Men”. Towne também recebeu uma indicação ao Oscar por “The Last Detail” e por “Greystoke: The Legend of Tarzan, Lord of the Apes”. Em 1997, ele foi honrado com o Laurel Award for Screenwriting Achievement pela guilda.
Início de Carreira e Colaborações
Nascido em 23 de novembro de 1934, Robert Towne iniciou sua carreira com o roteiro de “Last Woman on Earth” (1960) e trabalhou em séries de TV dos anos 60, como “The Outer Limits”, “The Man from U.N.C.L.E.” e “The Lloyd Bridges Show”. Ele colaborou com Roger Corman em filmes como “The Tomb of Ligeia” (1964) e co-escreveu, com Sam Peckinpah, o filme “Villa Rides” (1968), estrelado por Yul Brynner, Robert Mitchum e Charles Bronson.
Towne fez contribuições significativas a roteiros de filmes importantes, incluindo “O Poderoso Chefão”. Seu grande avanço veio com “The Last Detail” (1973), uma comédia dramática militar estrelada por Jack Nicholson. Esse filme preparou o terreno para seu roteiro definidor de carreira no ano seguinte: “Chinatown”. Dirigido por Roman Polanski e produzido por Robert Evans, “Chinatown” foi indicado a 11 Oscars, ganhando apenas o prêmio de Melhor Roteiro Original para Towne.
Transição para Direção e Colaborações com Tom Cruise
Towne continuou a trabalhar em roteiros de outros diretores até sua estreia como diretor e roteirista com o drama “Tequila Sunrise” (1988), estrelado por Mel Gibson, Michelle Pfeiffer e Kurt Russell. Ele também escreveu o roteiro de “Days of Thunder” (1990), estrelado por Tom Cruise, Nicole Kidman, Robert Duvall e Randy Quaid.
Towne colaborou em outros filmes estrelados por Tom Cruise, incluindo “The Firm” (1993), dirigido por Sydney Pollack, e “Missão: Impossível” (1996), dirigido por Brian De Palma, bem como sua sequência de 2000, “Missão: Impossível 2”, dirigida por John Woo. Entre esses projetos, Towne e Warren Beatty adaptaram o roteiro de “Love Affair” (1994), estrelado por Beatty, Annette Bening e Katharine Hepburn em seu último papel no cinema.
Últimos Trabalhos e Legado
Seu último roteiro para um longa-metragem foi “Ask the Dust” (2006), um drama romântico estrelado por Colin Farrell e Salma Hayek, que Towne também dirigiu.
Robert Towne será lembrado como um dos mais talentosos e influentes roteiristas de Hollywood, deixando um legado duradouro no cinema. Sua contribuição para a arte do roteiro e a maneira como capturou a complexidade humana em suas histórias garantem que seu trabalho será celebrado por muitas gerações futuras.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br


