James Cameron e Kate Winslet prestam homenagem ao produtor Jon Landau

O renomado diretor James Cameron prestou uma emocionada homenagem ao seu parceiro de produção de longa data, Jon Landau, após sua morte devido a um câncer na última sexta-feira, 5 de julho. Landau tinha 63 anos e deixou um legado marcante na indústria cinematográfica.

“A família Avatar lamenta a perda de nosso amigo e líder, Jon Landau. Seu humor maluco, magnetismo pessoal, grande generosidade de espírito e ferocidade mantiveram o centro do nosso universo Avatar por quase duas décadas”, disse Cameron em comunicado.

Ele destacou não apenas as contribuições profissionais de Landau, mas também seu impacto pessoal. “Seu legado não são apenas os filmes que produziu, mas o exemplo pessoal que ele deu – indomável, atencioso, inclusivo, incansável, perspicaz e absolutamente único. Ele produziu grandes filmes, não por exercer poder, mas por espalhar calor e a alegria de fazer cinema. Ele nos inspirou a ser e a dar o nosso melhor, todos os dias. Perdi um amigo querido e meu colaborador mais próximo de 31 anos.”

Uma Parceria Prolífica

Landau foi vice-presidente executivo de produção de longas-metragens da 20th Century Fox no início dos anos 90, onde conheceu Cameron. Após deixar a Fox, Landau e Cameron colaboraram em “Titanic” (1997), que se tornou o primeiro filme a arrecadar mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias. A dupla voltou a trabalhar junta em “Avatar” (2009) e em sua sequência de 2022, “Avatar: O Caminho da Água”, consolidando-se como uma das parcerias mais bem-sucedidas da história do cinema, com três dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos.

Homenagens de Kate Winslet

A atriz Kate Winslet, estrela de “Titanic”, também prestou homenagem ao produtor. “Jon Landau foi o melhor e mais gentil dos homens”, disse ela ao Deadline. “Ele era um homem rico em compaixão e excepcional em apoiar e nutrir equipes de pessoas criativas fenomenais. Sua força na vida era saber a importância da família, em casa e no trabalho. Ele estava sempre cheio de sorrisos e gratidão. Não posso acreditar que estou escrevendo isso, não posso acreditar que ele se foi.”

A carreira de Landau é marcada por seu papel como um dos produtores mais influentes de Hollywood, tendo gerido a produção de sucessos como “Titanic” e “Avatar”. Ele era conhecido por sua capacidade de inspirar e liderar equipes criativas, sempre com um sorriso e uma palavra de encorajamento.

Landau também foi essencial na expansão da franquia “Avatar”, incluindo a colaboração com a Walt Disney Company na criação da atração de “Avatar” no parque temático Animal Kingdom, no Walt Disney World.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor