Final Fantasy VII Remake: possível mudança para Unreal Engine 5 e expectativas para a terceira parte
A Unreal Engine 5 (UE5) tem se consolidado como a principal ferramenta gráfica da atual geração de consoles, e a Square Enix está considerando sua adoção para a terceira e última parte do remake de Final Fantasy VII. Em uma recente entrevista ao site japonês CGWorld, traduzida por Genki_JPN no X/Twitter, Naoki Hamaguchi, diretor do projeto, revelou que a mudança da Unreal Engine 4 (UE4) para UE5 está sendo analisada para garantir a melhor experiência possível.
A Decisão Sobre a Mudança de Motor Gráfico
A transição do motor gráfico para Final Fantasy VII Remake está sendo avaliada com base na viabilidade técnica e nos benefícios que a UE5 pode oferecer. A decisão final sobre a mudança será tomada após uma análise detalhada de como o projeto atual, desenvolvido em UE4, pode ser adaptado para a nova versão da engine. Hamaguchi enfatizou que a equipe está considerando cuidadosamente se a mudança trará melhorias significativas ou se o projeto deve permanecer na UE4.
A decisão de manter ou mudar de motor gráfico também está alinhada com o ritmo de desenvolvimento do jogo. Final Fantasy VII Rebirth, a segunda parte do remake, levou quatro anos para ser concluído, com o desenvolvimento começando em paralelo com a versão Intergrade da primeira parte, lançada para PC e PlayStation 5. O primeiro ano de desenvolvimento foi dedicado à prototipação, preparando a equipe para desafios futuros, o que pode influenciar a decisão sobre o uso da UE5 para a terceira parte.
Desafios e Expectativas
A primeira parte do remake enfrentou alguns problemas comuns associados à Unreal Engine 4, como problemas de desempenho na versão de PC, incluindo stutters durante transições de cenários e carregamento de shaders. Com Final Fantasy VII Rebirth, as críticas se concentraram na resolução e detalhes gráficos, especialmente no modo performance no PlayStation 5.
Apesar desses desafios, a Square Enix está focada em manter o ritmo de lançamento das partes do remake. A primeira parte foi lançada em 2020, a segunda em 2024, e a terceira parte está prevista para 2027, ano em que o título original completa 30 anos. O livro Final Fantasy VII Rebirth Ultimania menciona que os desenvolvedores desejam manter o mesmo ritmo de lançamento, embora não haja uma janela de lançamento específica para a terceira parte.
Impacto da Mudança e Futuras Expectativas
Caso a terceira parte do remake chegue em 2027, pode coincidir com uma transição entre gerações de consoles, o que pode influenciar as especificações e o desempenho do jogo. Além disso, a versão de PC de Final Fantasy VII Rebirth ainda não teve detalhes revelados, o que deixa os fãs aguardando mais informações sobre o futuro lançamento.
Com a possibilidade de uma mudança para a Unreal Engine 5, a Square Enix busca melhorar a experiência visual e técnica do remake, mantendo a qualidade e o impacto das partes anteriores. A decisão final sobre a adoção da nova engine e o impacto na data de lançamento da terceira parte será aguardada com expectativa pelos fãs da franquia.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br


