Bob Weatherwax: a lenda por trás dos cães de Hollywood

Bob Weatherwax, renomado treinador de cães que trabalhou com alguns dos caninos mais famosos de Hollywood, faleceu aos 83 anos. Weatherwax morreu na quinta-feira em uma instalação da Administração de Veteranos em Olyphant, Pensilvânia, conforme informou seu filho, Robert Weatherwax, ao The Hollywood Reporter.

Bob Weatherwax era descendente de uma família que deixou uma marca indelével na indústria do entretenimento canino. Seu pai, Rudd Weatherwax, foi o dono original e treinador de Pal, o collie que cativou o público no clássico filme da MGM “Lassie Come Home” (1943), ao lado de Elizabeth Taylor e Roddy McDowall. Além disso, seu avô, W.S. Weatherwax, foi um ator e treinador de animais durante a era do cinema mudo, e seu primo, Ken Weatherwax, interpretou Pugsley Addams na série “The Addams Family”.

Uma carreira dedicada ao treinamento de cães para o cinema

Nascido em Burbank em 4 de junho de 1941, exatamente um ano após o nascimento de Pal, Bob Weatherwax passou a vida no ramo do treinamento de cães de entretenimento. Desde jovem, ele ajudava nos canis de seu pai, participando do treinamento de cães icônicos como Lassie. Ele e sua irmã, JoAnne, tinham o privilégio único de dizer que seu animal de estimação era a verdadeira Lassie, que em casa muitas vezes assumia o papel de babá.

Bob Weatherwax serviu no Exército dos EUA antes de retornar à Califórnia para seguir os passos de seu pai. Ele continuou a trabalhar na série “Lassie” da CBS/sindicalizada, que foi ao ar de 1954 a 1974, além de participar do filme “The Magic of Lassie” de 1978. Após a morte de seu pai em 1985, Weatherwax assumiu a responsabilidade de treinar cães para um filme de Lassie em 1994 e duas outras séries que apresentavam o icônico cão.

Os tios de Bob, Jack e Frank Weatherwax, também eram renomados treinadores de cães. Eles treinaram Toto para “O Mágico de Oz” (1939) e Spike para “Old Yeller” (1957), respectivamente. Seu pai também cuidou de Asta (nome real: Skippy) para a série de filmes “Thin Man” e de Daisy, a cadela dos filmes “Blondie”.

O legado de Lassie e outros trabalhos no cinema

Bob Weatherwax transformou o treinamento de cães para o cinema, elevando-os de simples adereços a atores que pareciam expressar emoções humanas. Ele afirmou: “Devido à genialidade do meu pai, transformamos o treinamento de cães de simples adereços em um set de filmagem em atores que pareciam se comportar com emoções humanas.”

Além de seu trabalho com Lassie, Weatherwax foi o treinador do cão Einstein em “De Volta para o Futuro” (1985) e trabalhou em outros filmes notáveis como “Big Jake” (1971), “Nickelodeon” (1976), “The Thing” (1982), “The Osterman Weekend” (1983) e “Dennis, o Pimentinha” (1987).

Weatherwax manteve o legado de Lassie até 2002, quando sua família decidiu, contra sua vontade, vender a marca registrada de Lassie. Ele compartilhou suas experiências e a história de sua família em um livro intitulado “Four Feet to Fame”, publicado em 2017. Seu último collie era neto do último Lassie treinado por ele.

Bob Weatherwax deixa um legado duradouro no mundo do entretenimento canino, sendo lembrado por seu talento e dedicação ao treinamento de cães que encantaram gerações de espectadores.

Mostrar menosContinuar lendo