Stalker 2: Heart of Chornobyl promete ser um dos maiores lançamentos do ano, trazendo um mapa vasto e uma história que pode levar até 100 horas para ser explorada completamente. O que torna esse feito ainda mais impressionante é o fato de que o jogo foi construído praticamente à mão, sem depender da geração procedural, uma técnica comum que automatiza a criação de ambientes e elementos em jogos.
Em entrevista à GamesRadar+ durante a Gamescom 2024, o produtor técnico do jogo, Yevhenii Kulyk, revelou que a equipe enfrentou o desafio de criar um mapa que não fosse apenas extenso, mas também memorável e jogável. “Claro que você pode fazer um mapa grande, mas ele ainda deve, antes de tudo, ser jogável, bonito, e você, como jogador, deve se lembrar dos locais da Zona”, disse Kulyk.
Foco no design manual
Segundo Kulyk, o mapa de Stalker 2 é realmente grande, mas ao contrário de muitos jogos modernos que utilizam técnicas de geração procedural para otimizar o processo de desenvolvimento, a GSC Game World optou por um design mais artesanal. “Tudo o que você pode notar ou experimentar em nosso jogo foi feito pelas mãos de nossos talentosos designers de níveis, artistas de níveis, designers de equipe e assim por diante”, explicou Kulyk.
Essa abordagem garante que cada local do jogo seja único, sem repetições óbvias de ambientes ou edifícios. “Você não notará dois edifícios exatos ou duas salas exatas com o mesmo posicionamento dos mesmos adereços de malhas ou algo assim”, disse Kulyk. Isso significa que cada jogador terá uma experiência única ao explorar a Zona, o que contribui para o aspecto imersivo e envolvente do jogo.
Desenvolvimento em meio a uma guerra
O desenvolvimento de Stalker 2 já seria um desafio por si só, mas a GSC Game World enfrentou obstáculos sem precedentes devido à guerra na Ucrânia. Desde o início da invasão russa em 2022, a equipe continuou trabalhando no jogo em meio a uma zona de guerra ativa. Embora a empresa tenha estabelecido um novo escritório em Praga, na República Tcheca, muitos desenvolvedores optaram por permanecer em Kiev, a sede original da empresa. Alguns membros da equipe, inclusive, escolheram lutar na guerra.
Mesmo diante de tantas adversidades, o jogo finalmente está programado para ser lançado em 20 de novembro para Xbox Series X/S e PC. Esse lançamento marca o retorno da aclamada série Stalker e promete entregar uma experiência intensa e profundamente imersiva para os jogadores.
A combinação de um design meticuloso e o contexto único de desenvolvimento fazem de Stalker 2 um dos títulos mais aguardados do ano. Para os fãs de jogos de mundo aberto e narrativas profundas, a espera está prestes a terminar, e as expectativas são altas para o que a GSC Game World tem a oferecer.