Fede Alvarez, diretor de Alien: Romulus, revelou que a personagem interpretada por Isabela Merced no filme foi inspirada em The Last of Us Part 2. O cineasta afirmou que estava jogando o jogo enquanto escrevia o roteiro do novo filme da franquia Alien, e a história de Dina, uma personagem grávida no jogo, influenciou a criação da personagem Kay, que também está grávida no longa.
Alvarez compartilhou essa curiosidade no Twitter, destacando a coincidência de ter escalado Isabela Merced para interpretar Kay antes mesmo de ela ser escolhida para o papel de Dina na segunda temporada da série da HBO, baseada em The Last of Us. Ele escreveu: “Curiosidade: eu estava jogando The Last of Us 2 enquanto escrevia Alien: Romulus. A história de uma Dina grávida me fez pensar em ter a personagem Kay grávida também. Então, escalei Isabela Merced para interpretar Kay… Um ano depois, ela foi escalada para interpretar Dina na série da HBO… História real.”
A coincidência foi apontada por Alvarez em resposta a um fã que comentou sobre as semelhanças entre os personagens de Alien: Romulus e o estilo visual de The Last of Us, observando que Cailee Spaeny, uma das protagonistas do filme, se parecia com Ellie, a personagem principal do jogo.
Merced foi anunciada no início de 2024 como intérprete de Dina na série da HBO, uma personagem fundamental para a vida adulta de Ellie. Embora a gravidez de Dina seja um elemento importante na narrativa de The Last of Us Part 2, a situação de sua personagem em Alien: Romulus promete explorar esse tema em um contexto bem diferente, com a tensão característica do universo da franquia Alien.
Alien: Romulus está em cartaz nos cinemas enquanto a 2ª temporada de The Last of Us chega em 2025 na HBO.