Annapurna Interactive perde toda a equipe de games após fracasso em negociações internas
A Annapurna Interactive, conhecida por distribuir títulos aclamados como Solar Ash, Stray e Neon White, sofreu uma baixa significativa em sua divisão de jogos. Na última quinta-feira (12), todos os funcionários dessa divisão pediram demissão, de acordo com uma reportagem da Bloomberg. A saída foi motivada pelo fracasso nas negociações entre Nathan Gary, presidente da Annapurna Interactive, e Megan Ellison, diretora-geral da companhia, para tornar a divisão de games uma entidade independente.
Segundo a reportagem, Gary e cerca de 25 funcionários, incluindo executivos da divisão de games, optaram por deixar a publicadora quando Ellison se retirou das conversas. A decisão gerou uma crise interna, especialmente para os parceiros da Annapurna, que agora se encontram sem contato com seus intermediários dentro da empresa. Além de distribuir games, a Annapurna Interactive era responsável por garantir financiamento e suporte ao desenvolvimento de projetos, funções que foram severamente afetadas com a debandada.
Impacto nos projetos e futuro da Annapurna Interactive
Apesar do abalo, Megan Ellison afirmou, em comunicado enviado à Bloomberg, que a empresa não pretende abandonar os projetos em andamento. Ela garantiu que a prioridade é continuar apoiando desenvolvedores e parceiros de publicação durante essa transição difícil. No entanto, ela também sinalizou que a nova estrutura da empresa pode ser bastante diferente, com planos de integrar mais as diferentes áreas da corporação, como TV, cinema e games, buscando uma “postura mais integrada” entre narrativas lineares e interativas.
Com a reestruturação, a Annapurna Interactive nomeou Hector Sanchez como seu novo presidente. Sanchez, que já foi um dos cofundadores da empresa e retornou em agosto deste ano, prometeu cumprir todos os contratos estabelecidos e garantir a substituição dos funcionários que se demitiram. Essa nova liderança busca reconstruir a divisão e manter a confiança dos parceiros criativos da publicadora.
Consequências para o mercado de jogos
A saída em massa na divisão de games da Annapurna Interactive pode ter repercussões significativas para o mercado. A publicadora tem uma reputação de apoiar projetos independentes e criativos, oferecendo suporte vital para desenvolvedores menores. Com a equipe de games completamente desfeita, desenvolvedores parceiros podem enfrentar desafios imediatos na continuidade de seus projetos, especialmente no que diz respeito ao financiamento e suporte técnico.
No entanto, com Hector Sanchez assumindo a presidência e a promessa de seguir adiante com os contratos já estabelecidos, há uma esperança de que a transição seja o menos prejudicial possível para os desenvolvedores. Ainda assim, o futuro da Annapurna Interactive, especialmente em sua capacidade de continuar sendo uma referência no cenário de jogos independentes, permanece incerto enquanto a empresa tenta se reestruturar.
Esse momento de crise marca uma mudança importante para a publicadora, que terá que equilibrar sua busca por uma nova identidade integrada com a necessidade de manter a confiança dos parceiros e da indústria de games.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br