Goichi Suda51 critica impacto do Metacritic na originalidade dos games

O CEO da Grasshopper Manufacture, Goichi Suda, mais conhecido como Suda51, levantou preocupações sobre a influência crescente do Metacritic na indústria de games e como isso tem afetado negativamente a originalidade dos jogos. Em uma entrevista com o GamesIndustry.biz, Suda e o cocriador de Shadows of the Damned, Shinji Mikami, discutiram a razão pela qual menos jogos únicos têm sido lançados nos últimos anos.

Suda sugere que parte do problema é o foco excessivo de desenvolvedores e editores nas pontuações do Metacritic, levando as empresas a seguirem fórmulas seguras para garantir boas avaliações. “Chegou ao ponto em que há quase uma fórmula definida — se você quer obter uma pontuação alta no Metacritic, é assim que você faz o jogo”, afirmou Suda. Segundo ele, jogos que fogem dessa fórmula tendem a perder pontos, o que desmotiva grandes empresas a apostar em ideias inovadoras e arriscadas.

O impacto na criatividade e no mercado

Suda foi claro ao afirmar que, pessoalmente, não dá muita importância para as pontuações do Metacritic e que seu foco principal está em criar os jogos que deseja lançar. “O que é importante para nós é lançar os jogos que queremos lançar e ter pessoas jogando os jogos que queremos que elas possam jogar”, disse ele. Essa visão contrasta com a realidade da indústria, onde grandes orçamentos de marketing são geralmente destinados a jogos que seguem fórmulas de sucesso garantido.

Mikami, por sua vez, destacou que ainda existem muitos jogos exclusivos e inovadores no mercado, mas eles recebem menos atenção devido ao domínio dos títulos de grande orçamento. “O tipo de jogo que obtém mais suporte de marketing é aquele que precisa atrair o maior público possível”, explicou Mikami. Com isso, jogos mais criativos e fora da curva acabam não recebendo o mesmo investimento em marketing, o que limita seu alcance.

Lançamento de Shadows of the Damned: Hella Remastered

Suda e Mikami, ambos conhecidos por suas abordagens criativas e pouco convencionais no desenvolvimento de jogos, também aproveitaram a ocasião para anunciar o lançamento de Shadows of the Damned: Hella Remastered, uma versão remasterizada do jogo de ação de 2011. O título será lançado em 31 de outubro, trazendo de volta a parceria dos dois criadores e prometendo entregar a mesma dose de originalidade que caracterizou o game original.

O debate sobre a influência do Metacritic e o impacto do marketing nas decisões criativas da indústria de games continua a ser um ponto de discussão importante, especialmente quando figuras como Suda51 e Mikami levantam questões sobre a limitação da inovação. A remasterização de Shadows of the Damned pode servir como um lembrete de que, apesar das pressões comerciais, ainda há espaço para experiências de jogo únicas e desafiadoras no mercado.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor