Robôs que se transformam, policiais meio humanos, meio máquinas, e paisagens áridas de planetas distantes marcaram uma das décadas mais icônicas da cultura pop.
Se existe um estilo que se destaca nos anos 1980, é a ficção científica. Com tantas produções memoráveis, surge a questão: quais são os maiores filmes de ficção científica dos anos 1980?
No fim da Nova Hollywood, movimento cinematográfico dos anos 1970, os dramas complexos e thrillers políticos foram gradualmente substituídos por entretenimentos mais leves e voltados para o grande público. Com os estúdios recuperando o controle criativo, os orçamentos dos filmes cresceram, e a necessidade de atrair audiências mais amplas ficou evidente. Isso não significa que os anos 1980 careciam de diretores visionários ou que faltavam filmes voltados para um público adulto. Porém, com o aumento dos orçamentos de superproduções, os filmes tornaram-se grandiosos em vários aspectos.
A partir da metade dos anos 1970, um novo impulso para a ficção científica surgiu, com filmes como Guerra nas Estrelas, Alien: O Oitavo Passageiro e Contatos Imediatos do Terceiro Grau. O gênero, que naturalmente aborda temas futuristas e explora elementos como alienígenas e viagens temporais, tornou-se um terreno fértil para refletir a crescente sofisticação das produções cinematográficas, cada vez mais influenciadas pela tecnologia. À medida que os fliperamas e computadores tornaram-se parte da vida cotidiana, o público estava mais do que disposto a se deixar levar pelas aventuras que os filmes de ficção científica ofereciam.
Aqui estão 30 dos maiores filmes de ficção científica dos anos 1980:
30. Palhaços Assassinos (1988)
Uma comédia de terror que não é para quem tem medo de palhaços. Como seu título direto e sua música-tema sugerem, o filme segue um casal adolescente cuja pequena cidade é invadida por extraterrestres assassinos que se assemelham a palhaços de circo monstruosos. Com muitos efeitos práticos impressionantes, Palhaços Assassinos é um verdadeiro espetáculo de fogos de artifício embalado em um clássico cult dos anos 1980 que caminha na corda bamba entre o hilário e o aterrorizante.
29. Duna (1984)
Livros e documentários foram feitos sobre a criação (e destruição) da versão cinematográfica de 1984 de Duna, de Frank Herbert. Originalmente um projeto empreendido por Alejandro Jodorowsky, acabou nas mãos do igualmente reverenciado autor David Lynch. Embora o filme de Lynch desmorone em seus esforços para recontar o denso romance de Herbert em um tempo gerenciável, Duna ainda mantém um público dedicado, encantado por suas qualidades etéreas. Duna é um bom filme ou uma boa adaptação? Pode ser ambos, pode ser nenhum. Impossível de ignorar.
28. S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço (1987)
Sob a sombra de Guerra nas Estrelas, o mestre da comédia Mel Brooks satiriza não apenas a saga sagrada, mas a maior parte da ficção científica contemporânea. Em S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço, Bill Pullman e John Candy coestrelam como contrabandistas de colarinho azul que assumem o lucrativo trabalho de resgatar Vespa (Daphne Zuniga), a princesa Druish sequestrada cujo planeta natal é ameaçado pelos governantes malignos do Planeta Spaceball. Com um elenco de primeira classe incluindo Rick Moranis, Joan Rivers e George Wyner, além de Brooks como o Presidente Skroob e o sábio Yogurt, o filme é hilário.
27. Heavy Metal – Universo em Fantasia (1981)
Com o nome da lendária revista de quadrinhos, a antologia de ficção científica de 1981, Heavy Metal, foi para os espectadores dos anos 1980 o que programas como Love, Death & Robots são para a era do streaming. A chegada intrusiva do mal, tomando forma como uma energia verde sinistra, é desafiada por uma série de heróis (e anti-heróis) de todo o tempo e espaço. Repleto de conteúdo adulto como violência gráfica e nudez, mas firme em seus temas unificadores de bem contra o mal, tudo isso embalado por uma trilha sonora de hard rock, Heavy Metal – Universo em Fantasia é absolutamente incrível.
26. Predador (1987)
Dirigido por John McTiernan, o filme original de 1987 e o primeiro da franquia Predador é um clássico imponente, em sua mistura de horror de monstro de ficção científica com violência empolgante emblemática da era dos filmes de ação musculosos. Mais do que apenas um filme de Schwarzenegger de primeira linha, Predador é uma diversão incrível que fará qualquer um correr como um louco para o helicóptero.
25. Halloween III: A Noite das Bruxas (1982)
Por anos, Halloween III: A Noite das Bruxas foi considerado um dos “piores” da franquia, pelo simples fato de não ter Michael Myers. Com a série visando se tornar uma antologia com novas histórias temáticas em torno da temporada de Halloween, o diretor Tommy Lee Wallace lançou sua sequência independente que explora os poderes destrutivos do consumismo, tecnologia e seguir tendências. Em Halloween III: A Noite das Bruxas, um médico (Tom Atkins) embarca em uma investigação obsessiva sobre máscaras populares de Halloween para crianças, suspeitas de terem conexões com um mal antigo.
24. Flash Gordon (1980)
O longo e sinuoso caminho para Flash Gordon chegar aos cinemas em 1980 inclui de alguma forma o lendário diretor italiano Federico Fellini e George Lucas; Lucas, um fã fervoroso dos clássicos seriados de Flash Gordon, queria muito fazer sua versão. Baseado nas tiras de quadrinhos tornadas famosas pelos seriados de filmes de 1936, Flash Gordon conta a história de seu personagem-título, um quarterback estrela do New York Jets (interpretado por Sam Jones) que é levado para o espaço sideral e se torna um herói que enfrenta o tirânico Ming, o Impiedoso.
23. Videodrome – A Síndrome do Vídeo (1983)
Já em 1983, David Cronenberg previu os horrores da mídia e seu poder infinito de influenciar. Neste clássico de terror de ficção científica exemplar da predileção de Cronenberg pela mutilação corporal, James Wood estrela como o chefe de uma pequena estação de TV que encontra um sinal de transmissão secreto que exibe filmes snuff – filmes que mostram tortura e agressão que parecem alarmantemente reais.
22. Fuga de Nova York (1981)
No clima político que era Watergate e Vietnã, John Carpenter imaginou um futuro sombrio para a América em seu clássico dos anos 1980, Fuga de Nova York. Kurt Russell interpreta Snake Plissken, um ex-soldado das Forças Especiais e condenado que é encarregado de resgatar o Presidente dos Estados Unidos em Manhattan, que foi totalmente convertida na única prisão de segurança máxima da América.
21. Morte nos Sonhos (1984)
Uma joia muitas vezes esquecida dos anos 1980, Morte nos Sonhos é uma ficção científica sombria que mergulha no mundo dos sonhos e se transforma em um thriller de ação ao estilo Tom Clancy culminando no resgate do Presidente. Dennis Quaid interpreta um psíquico preguiçoso recrutado por seu antigo mentor, o brilhante Dr. Paul Novotny (Max von Sydow), para participar de um estudo onde psíquicos como ele podem entrar nos sonhos de um alvo adormecido.
20. Superman II (1980)
Uma sequência direta do marco de Richard Donner, Superman: O Filme, Superman II encontra Clark Kent/Superman (Christopher Reeve) desafiado por um trio de super-criminosos de Krypton, liderados pelo General Zod (Terence Stamp), que sobreviveram à destruição do planeta. Embora a produção de Superman II tenha sido marcada por animosidade entre Donner e os produtores, o que levou à saída de Donner como diretor durante a produção, o filme ainda é um grande momento que estabeleceu permanentemente o padrão para sequências de super-heróis.
19. RoboCop – O Policial do Futuro (1987)
RoboCop – O Policial do Futuro de Paul Verhoeven é um clássico indiscutível da ficção científica dos anos 1980. Peter Weller estrela como o policial Alex Murphy, que é fatalmente baleado por um notório gangster de Detroit. Após seu corpo ser submetido à megacorporação Omni Consumer Products, eles usam Alex de forma macabra para se tornar o primeiro “RoboCop” – o futuro do grande negócio de combate ao crime. Um thriller de vingança impressionante, uma ficção científica hipnotizante com efeitos visuais impressionantes, uma sátira social sombria sobre as tendências militaristas dos estados policiais – RoboCop – O Policial do Futuro é tudo isso e mais um pouco, tudo em um pacote de 7 pés de altura e meia tonelada.
18. O Último Guerreiro das Estrelas (1984)
Antes de Jogador Número Um, havia O Último Guerreiro das Estrelas. Dirigido por Nick Castle (que usou a máscara de Michael Myers em Halloween de John Carpenter), esta joia da ficção científica de 84 estrela Lance Guest como um adolescente de um parque de trailers cuja maestria sobre um jogo de arcade leva ao seu recrutamento involuntário por uma força de defesa alienígena real. Críticos na época acharam O Último Guerreiro das Estrelas derivado de outros filmes em meio ao boom da ficção científica inspirado em Star Wars, mas o tempo foi muito gentil com o filme.
17. O Sobrevivente (1987)
Cerca de 20 anos antes de a cultura americana cair nas garras dos reality shows, Stephen King (sob o pseudônimo de Richard Bachman) escreveu um thriller sobre uma competição televisionada onde criminosos condenados literalmente correm da morte para ganhar de volta suas liberdades. Em 1987, o livro de King, The Running Man, tornou-se um clássico filme de Arnold Schwarzenegger. Na versão cinematográfica dirigida por Paul Michael Glaser, Schwarzenegger interpreta um piloto de helicóptero da polícia que é acusado injustamente de um crime que não cometeu; ele logo é forçado a competir em “The Running Man” para o entretenimento de milhões.
16. Tron (1982)
A popularidade dos fliperamas no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 influenciou profundamente a visão deslumbrante de mundos interativos vista no clássico da Disney, Tron. Embora seja talvez mais conhecido por suas longas cenas de ação com gráficos de efeitos visuais de ponta do que por seus méritos narrativos, você simplesmente não pode imaginar os anos 1980 ou o cinema de ficção científica sem Tron. Jeff Bridges interpreta um desenvolvedor de videogames que “entra” em um programa de computador.
15. Os Caça-Fantasmas (1984)
Concebido por Dan Aykroyd com base em sua experiência no paranormal, Os Caça-Fantasmas inovou o blockbuster híbrido moderno com sua fusão de sustos arrepiantes e risadas hilariantes. Situado na Nova York contemporânea, Os Caça-Fantasmas segue um trio de professores desgraçados de Columbia (mais tarde se juntando a eles Winston Zeddemore, que responde a um anúncio de emprego) que usam ciência e gadgets caseiros improvisados para encontrar e capturar fantasmas.
14. Viagens Alucinantes (1980)
Um thriller psicodélico de ficção científica que desce à mania fantasmagórica, Viagens Alucinantes estrela William Hurt como um psicopatologista acadêmico conduzindo pesquisas no auge da privação sensorial de John C. Lilly e do uso generalizado de substâncias alucinógenas. Em sua história que abrange uma década, o personagem de Hurt se torna um homem de família (com Blair Brown como sua esposa e depois ex-esposa). Dirigido por Ken Russell e adaptado do próprio romance de 1978 do roteirista Paddy Chayefsky, Viagens Alucinantes é inesquecível em sua loucura alucinante.
13. Jogos de Guerra (1983)
Neste clássico dos anos 1980 que aproveitou tanto o apelo crescente dos jogos de arcade quanto as ansiedades da Guerra Fria, Matthew Broderick interpreta um hacker adolescente de Seattle que, sem querer, acessa os sistemas de computador do NORAD enquanto tenta mudar suas notas baixas do ensino médio. Ao jogar “jogos” secretos que são na verdade simulações sofisticadas, Broderick acidentalmente levanta alarmes sobre uma súbita Terceira Guerra Mundial.
12. Scanners, Sua Mente Pode Destruir (1982)
Este clássico de ficção científica de David Cronenberg combina o interesse estabelecido de Cronenberg pelo horror corporal grotesco com a história cativante de um thriller de espionagem corporativa. Stephen Lack interpreta um telepata ou “scanner” que é recrutado pelo Dr. Ruth (Patrick McGoohan) para trabalhar para ele e impedir um scanner renegado de matar os outros 237 telepatas conhecidos no mundo.
11. Brazil (1985)
Antes do Universo Cinematográfico Marvel condenar Loki a um purgatório cômico de burocracia bizantina, Terry Gilliam explorou um dos seus em Brazil. Lançado em 1985, esta comédia negra de ficção científica segue Jonathan Pryce como um funcionário de baixo nível do governo que tenta seguir a bela mulher que ele viu em seus sonhos. Situado em uma tecnocracia sombria governada por hiper-vigilância, estatismo corporativo e capitalismo desenfreado – uma estética geral profundamente influenciada pelo romance seminal de George Orwell, 1984 – o filme de Gilliam é sobre o desejo incessante de encontrar felicidade em um mundo opressivo.
10. O Segredo do Abismo (1989)
Antes de Titanic e seus filmes Avatar, James Cameron mergulhou nas profundezas do oceano com seu impressionante filme do final dos anos 1980, O Segredo do Abismo. Quando um submarino da Marinha dos EUA afunda no Caribe, a tripulação de uma plataforma de petróleo privada é encarregada de correr contra o tempo – incluindo uma grande tempestade e navios soviéticos se aproximando – para salvar o submarino. Mas a missão toma um rumo estranho quando a tripulação encontra uma presença alienígena abaixo.
9. Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982)
Quando Jornada nas Estrelas chegou às telonas pela primeira vez em 1979, a fronteira final parecia meio monótona. Isso mudou em 1982, quando a sequência direta Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan trouxe de volta o astro convidado da série, Ricardo Montalbán, como o perigosamente charmoso senhor da guerra Khan em uma busca de vingança contra o Capitão Kirk e a Enterprise. Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan elevou a franquia a uma potência séria da cultura pop com sua história cativante, atuação soberba (sim, até mesmo de William Shatner) e final inesquecível.
8. O Enigma de Outro Mundo (1982)
Neste remake gelado do filme de 1951, O Monstro do Ártico, o diretor John Carpenter captura o terror da desconfiança e paranoia com seu colossal e arrepiante O Enigma de Outro Mundo. Situado em uma estação de pesquisa remota na Antártica, uma presença alienígena que muda de forma destrói uma equipe de 12 homens um por um, deixando ninguém seguro sobre quem eles dizem ser.
7. Aliens, O Resgate (1986)
Afastando-se dos terrores isolantes do original de Ridley Scott, a sequência de Cameron é um filme de ação intenso. Sigourney Weaver retorna como Ellen Ripley, que desperta do hipersono cerca de 57 anos após escapar por pouco do Nostromo. Quando uma colônia humana entra em contato com um ninho de Xenomorfos, Ripley relutantemente retorna para “consultar”, apenas para acabar em outra luta pela sobrevivência. Embora os puristas do horror possam ficar desapontados que Aliens, O Resgate não seja “tão assustador” quanto o filme de Ridley, ninguém pode negar que Cameron dirige magistralmente este clássico de ação e suspense.
6. Akira (1988)
Em 1988, Katsuhiro Otomo adaptou seu best-seller de mangá Akira para a tela, resultando em um dos melhores filmes de anime já feitos e, sem dúvida, o épico cyberpunk definitivo dos anos 1980. No cenário do pós-Terceira Guerra Mundial, Tóquio foi aniquilada e substituída por Neo-Tóquio, um inferno urbano densamente povoado, dominado pela corrupção, terrorismo e violência de gangues. O adolescente impulsivo Kaneda corre para salvar seu amigo Tetsuo, que foi transformado após um encontro com uma entidade poderosa.
5. Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca (1980)
Guerra nas Estrelas foi um sucesso sísmico e um gigante cultural quando estreou em 1977. Mas a sequência de 1980, Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca, transformou um grande filme em um evento ainda maior, elevando não apenas Guerra nas Estrelas como franquia, mas todas as nossas expectativas para sequências de filmes de verão para sempre.
4. E.T. O Extraterrestre (1982)
No clássico familiar indelével de Steven Spielberg, um garoto suburbano chamado Elliot (Henry Thomas) faz amizade com um alienígena perdido que foi deixado para trás na Terra. Enquanto Elliot tenta ajudar (e esconder) “E.T.” e enviá-lo de volta para casa, os dois se tornam próximos, formando uma amizade que transcende dimensões. Um sucesso de crítica e bilheteria ao ser lançado em 1982, E.T. O Extraterrestre agora é uma parte importante da cultura pop americana.
3. O Exterminador do Futuro (1984)
Com apenas três palavras, Arnold Schwarzenegger alcançou a divindade cinematográfica – assim como o filme em que as pronunciou. O tech noir de James Cameron de 1984, O Exterminador do Futuro, é tão imparável quanto o próprio T-800 de Schwarzenegger, um thriller estrondoso sobre destino e destino envolto em uma história de amor trágica. No futuro distante, a humanidade luta uma guerra desesperada contra máquinas de inteligência artificial letais, coletivamente chamadas de “Skynet”, todas trazidas à vida no século 21 pela corporação Cyberdyne Systems. Para retaliar contra os humanos, a Skynet envia um assassino “Exterminador” (Schwarzenegger) para encontrar e matar Sarah Connor (Linda Hamilton), a mãe do herói humano John Connor.
2. De Volta para o Futuro (1985)
Michael J. Fox estrela como o adolescente Marty McFly, que é enviado de volta no tempo para os anos 1950 em um DeLorean modificado pelo excêntrico cientista Doc Brown (Christopher Lloyd). Preso no passado, Marty tenta ao máximo não apagar sua vida (acidentalmente se envolvendo com sua mãe adolescente) enquanto procura uma maneira de voltar ao seu tempo correto. O enredo parece ridículo no papel, mas através da direção de Zemeckis converte-se em uma grande aventura cinematográfica dos anos 1980, um filme tão seguramente da década, mas atemporal em seu apelo.
1. Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)
Não importa qual versão de Blade Runner você encontre, seja o corte teatral excessivamente explicativo ou o “The Final Cut” definitivo de Ridley Scott de 2007, saiba que você está lidando com um gigante do gênero. Originalmente lançado em 1982, o titã da ficção científica de Scott estrela Harrison Ford como Rick Deckard, um policial esgotado cujo trabalho é rastrear androides sintéticos realistas e eliminá-los. Enquanto caça um replicante particularmente violento e avançado (Rutger Hauer), Rick é confrontado com perguntas perturbadoras sobre sua humanidade. Espiritualmente uma homenagem aos filmes de detetive noir do passado do cinema, a profunda exploração de Blade Runner de temas filosóficos sobre a natureza humana e a visão especulativa do futuro – sua Los Angeles de 2019 não é divertida ao sol – coloca o filme como um clássico singular, um filme que pavimentou o caminho para o resto do gênero por gerações.