Synduality: Echo of Ada é um jogo multiplayer PvPvE do gênero extraction shooter desenvolvido pela Bandai Namco que tivemos o privilégio de testar. Alguns dos jogos que têm algumas similaridades com este jogo, vindo do mesmo gênero, incluem Escape From Tarkov, The Division 2, Zero Sievert e Hunt: Showdown. Particularmente, não sou muito adepto desse gênero, mas me surpreendi com a diversão que tive ao jogá-lo.

O jogo faz parte do projeto multimídia Synduality que já possui uma série de mangá, anime, novel, light novel e agora vai receber um videogame. No jogo, você controla um robô de combate, o famoso mecha que aparece frequentemente na cultura pop japonesa. Aqui o robô de combate é chamado de CRADDLECOFFIN. Ele é acompanhado de um magus, um ser de inteligência artificial que acompanhará o jogador dizendo a ele o que ele deve fazer nas missões. O magus pode ter a aparência customizada.

Nas partidas, o jogador deve coletar cristais que são fundamentais para a sobrevivência da humanidade neste jogo e podem ser trocados por dinheiro. Mas para isso, ele deve enfrentar alguns desafios, como as criaturas que rondam o local e também outros jogadores que tentarão te eliminar para monopolizar os recursos, incutindo um sentimento persistente de paranoia ao encontrar outro jogador no mapa. Ao final da partida, caso os objetivos sejam concluídos, o jogador pode receber itens novos. No entanto, ao morrer, todos os itens são perdidos – isso é evitado se, antes de partir para o mapa, o jogador decidir pagar um “seguro” para preservar os itens.

Outra coisa que o jogador deve se atentar é a chuva ácida que corrói as defesas do mecha. Quando a máquina é destruída, aparece a opção de recuar de volta para a base. Caso o jogador perca esse momento de recuar, quando ele começa a próxima partida, o magus não está mais em sua companhia, sendo perdido. No entanto, em certo ponto, o magus retorna com um visual que deixa bem claro que ele tomou algum dano.

O jogador pode carregar para a partida duas armas, itens de cura e de outros tipos. No entanto, o jogo apresenta um desafio a mais, pois caso seu mecha seja destruído, você perde todos os itens que leva consigo que podem ser coletados por outros jogadores. Isso inclui também os itens de cura que precisam ser fabricados constantemente. Importante mencionar que a tolerância à dano é bem baixa e é fácil ver seu mecha explodindo em pedaços em questão de poucos golpes. 

O jogo mostra potencial para ser um ótimo jogo multiplayer, no entanto ainda não está na melhor forma no quesito de otimização. Foi possível notar quedas na taxa de quadros em certos trechos. Além da ocorrência de alguns travamentos e outros problemas técnicos, especialmente nas partes em que a maior parte da ação ocorre. Por enquanto, há um certo problema de repetitividade também.  As missões têm uma certa variação, entre coletar cristais e eliminar certos inimigos. Mas os tipos de inimigos não variam tanto e isso pode começar a incomodar certos jogadores, impedindo que passem horas no game que apresenta dois mapas consideravelmente grandes – na versão que testamos, claro.

Embora haja de fato um sistema de progressão, onde você apresenta os recursos coletados na garagem, fazendo upgrade dela e de seu mecha, alguns podem achar a progressão lenta e monótona. É aqui que entra uma grande questão do jogo ainda não respondida. Caso a Bandai decida por um modelo free to play, a mecânica de espera em minutos em tempo real para fabricar itens fará sentido, mas dentro de uma possibilidade de um jogo pago, aguardar meia hora para a fabricação de itens e novos setores da sua base será complicado, ainda mais levando em conta a possibilidade de pagar com moedas virtuais para acelerar o progresso.

Posso dizer que embora existam alguns problemas, que sem dúvidas serão reduzidos, pois o jogo ainda está em desenvolvimento, o título certamente encontrará seus fãs. Não apenas entre os veteranos do gênero, mas também entre os fãs de anime, especialmente os que envolvem mechas e waifus.

Agradecemos a Bandai Namco pelo convite para testar a prévia de Synduality. O jogo ainda não possui data de lançamento e não há confirmação sobre seu modelo de vendas, se será um jogo pago ou gratuito. 

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