Concord, jogo de tiro em primeira pessoa da Sony, enfrenta polêmicas após ser retirado do ar

O jogo de tiro em primeira pessoa “Concord”, que foi recentemente removido da lista de vendas do PlayStation, teria custado impressionantes US$ 400 milhões para ser desenvolvido, segundo informações divulgadas pelo podcast Sacred Symbols. Lançado no PlayStation 5 e PC em 23 de agosto, o jogo foi retirado de circulação apenas duas semanas após o seu lançamento, com a Sony oferecendo reembolsos a todos os jogadores que o compraram.

De acordo com relatos internos, “Concord” era considerado “o futuro do PlayStation” e tinha expectativas de se tornar um grande sucesso, chegando a ser comparado ao potencial de franquias como “Star Wars“. No entanto, o projeto acabou sendo um fracasso comercial, com estimativas apontando que apenas 25.000 cópias foram vendidas em ambas as plataformas durante o breve período em que esteve disponível.

Cultura de ‘positividade tóxica’ e saída do diretor aumentam a crise

Uma das principais críticas ao desenvolvimento de “Concord” foi a presença de uma cultura de “positividade tóxica”, que teria sufocado qualquer feedback negativo ou sugestões que poderiam ter alterado o rumo do projeto. Segundo informações compartilhadas por Colin Moriarty no Twitter, a falta de abertura para críticas internas pode ter contribuído significativamente para os problemas enfrentados pelo jogo.

O diretor do jogo, Ryan Ellis, teria deixado seu cargo na semana passada, um indicativo de que as tensões estavam altas dentro da equipe de desenvolvimento. Em declaração ao site Kotaku, três fontes confirmaram que Ellis parecia emocionado ao falar com a equipe logo após o lançamento, quando ficou claro que o projeto não estava alcançando o sucesso esperado. Um ex-desenvolvedor comentou que Ellis acreditava profundamente no potencial de “Concord” e queria unir os jogadores por meio do jogo, afirmando que, apesar dos problemas enfrentados, ele era uma pessoa de bom coração e comprometida com o projeto.

Sony reembolsa jogadores e remove Concord das plataformas

No início de setembro, a Sony anunciou que iria tirar “Concord” do ar e interromper as vendas do jogo. Em uma mensagem direcionada aos jogadores, Ellis agradeceu a todos que participaram da jornada a bordo do “Northstar”, nome da nave do jogo, e afirmou que a equipe estava ouvindo atentamente o feedback da comunidade. A empresa garantiu o reembolso para todos os jogadores que adquiriram o título, reforçando que estava ciente da decepção que o lançamento trouxe para muitos fãs.

A situação de “Concord” levanta questões sobre a forma como grandes projetos são gerenciados e como o excesso de otimismo pode impedir que potenciais problemas sejam corrigidos antes do lançamento. Embora o jogo tenha sido visto como uma grande aposta para o futuro do PlayStation, o resultado final mostrou que a falta de um ambiente aberto a críticas construtivas pode levar a resultados desastrosos, mesmo para projetos com orçamentos milionários.

Por enquanto, o destino de “Concord” permanece incerto, mas seu caso certamente servirá como um exemplo para a indústria sobre os riscos de ignorar feedbacks durante o processo de desenvolvimento de um jogo.

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