Mulher que inspirou ‘Bebê Rena’ afirma sofrer ataques de pânico e processa Netflix por difamação

Fiona Harvey, que inspirou a personagem Martha na minissérie “Bebê Rena” (2024), afirmou estar em sofrimento emocional e com medo de sair de casa após ter sua história retratada de forma difamatória na produção. Em uma declaração ao Daily Mail, publicada neste sábado (21), Harvey revelou que seu bem-estar mental foi gravemente afetado pelo lançamento da série.

“Tenho medo de sair por medo de ser atacada. Algumas semanas não saio do meu apartamento. Estou sofrendo, entre outras coisas, de ataques de pânico constantes, dores no peito, ansiedade, pesadelos, depressão, nervosismo, dores de estômago, perda de apetite, medo e insônia”, desabafou Harvey.

O advogado de Harvey, Richard Roth, ressaltou as diferenças de tratamento entre sua cliente e o ator Richard Gadd, que se tornou famoso após o sucesso da série. “Agora ele é uma estrela vencedora de vários prêmios Emmy, apenas como resultado da ‘história real’ fictícia, enquanto ela continua a sofrer”, comentou Roth.

Minissérie controversa e processo milionário

“Bebê Rena” acompanha a história de Martha, uma mulher que, na trama, persegue o comediante fracassado Richard Gadd (que interpreta a si mesmo) com uma enxurrada de mensagens e visitas. Gadd afirmou que a “verdadeira Martha” lhe enviou mais de 40 mil e-mails e 350 horas de mensagens de voz, alegação fortemente negada por Harvey. Em resposta, Harvey e sua equipe jurídica entraram com um processo milionário contra a Netflix por difamação, com o julgamento marcado para 2025.

Em sua defesa, Richard Gadd declarou aos tribunais da Califórnia que a série não é um relato literal dos eventos, dizendo: “Embora a série seja baseada na minha vida e em eventos da vida real… não é um relato passo a passo dos eventos e emoções que experimentei enquanto eles aconteciam. É ficcional e não pretende retratar fatos reais”.

Netflix e sucesso da série no Emmy Awards 2024

O CEO da Netflix, Ted Sarandos, também saiu em defesa da produção e do ator. Em entrevista ao The Times of London, Sarandos afirmou: “O fato de você estar assistindo na televisão diz que partes dela foram certamente ficcionalizadas e dramatizadas”.

“Bebê Rena” voltou a ganhar destaque após sua vitória no Emmy Awards 2024, onde conquistou quatro prêmios, incluindo Melhor Ator (Richard Gadd), Melhor Atriz (Jessica Gunning), Melhor Roteiro (Gadd) e Melhor Série Antológica. A série, que retratou de forma polêmica a vida de Fiona Harvey, continua a dividir opiniões, enquanto a batalha legal por sua história se desenrola.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor