Demi Moore comenta sobre a experiência de filmar ‘A Substância’ sem pressão estética

Demi Moore revelou que se sentiu “ótima” ao poder participar das filmagens de A Substância sem a preocupação de estar sempre com a aparência impecável. A produção, dirigida por Coralie Fargeat, aborda justamente a pressão estética imposta pela indústria cinematográfica, destacando a crítica à obsessão por juventude e beleza.

Desconstruindo padrões de beleza

No filme, Moore, aos 61 anos, interpreta Elisabeth Sparkle, uma atriz e apresentadora de TV que, no dia de seu aniversário, descobre que será demitida. O motivo é explicado por Harvey, personagem de Dennis Quaid, que encarna os estereótipos misóginos presentes em Hollywood: o desejo de substituí-la por alguém mais jovem. É nesse contexto que Sparkle recorre a uma substância mágica que promete oferecer a ela uma versão mais bonita e rejuvenescida de si mesma.

Durante uma participação no The Graham Norton Show, Moore comentou que o filme é difícil de ser classificado, mas sugeriu que pode ser descrito como uma mistura entre ‘O Retrato de Dorian Gray’, ‘A Morte lhe Cai Bem’ e um vídeo de exercícios de Jane Fonda. Ela também compartilhou como foi libertador atuar sem a pressão de manter uma aparência perfeita: “Foi ótimo ter a permissão para aparecer feia!”

Cena intensa e crítica à busca pela perfeição

‘A Substância’, que possui traços do subgênero body horror, impressionou o público durante sua exibição no Festival de Cannes, em maio. Uma das cenas mais impactantes do filme, segundo Moore, foi refeita 45 vezes. Nela, Elisabeth Sparkle, insatisfeita com as marcas da idade, se prepara para um encontro romântico e aplica maquiagem repetidamente até a exaustão.

“Meu rosto já estava vermelho. Cheguei num ponto em que não conseguia mais fazer aquilo. E Coralie ainda queria gravar mais um take”, relembrou a atriz em entrevista à Variety.

Mostrar menosContinuar lendo