A nova versão remasterizada de Horizon Zero Dawn trouxe algumas controvérsias, especialmente entre os jogadores que resgataram o título original pelo PlayStation Plus. Segundo o anúncio oficial no PlayStation Blog, esses usuários não terão acesso ao upgrade para a versão remasterizada, mesmo que sejam assinantes do serviço. Embora o jogo tenha sido resgatado como parte da assinatura, quem não comprou o game de forma direta terá que adquirir a nova versão por completo.

Curiosamente, quem resgatou o jogo durante a iniciativa Play at Home de 2021, que ofereceu títulos gratuitos durante a pandemia, poderá fazer o upgrade para a nova versão. Essa diferença tem gerado discussões sobre o valor agregado da PS Plus, já que, apesar de oferecer jogos “gratuitos”, esses não qualificam para determinados benefícios como upgrades.

Novidades de Horizon Zero Dawn Remastered

Entre as principais melhorias da versão remasterizada, estão mais de 10 horas de diálogos regravados e capturas de movimento aprimoradas, além de diversas melhorias gráficas que elevam o jogo ao nível visual de sua sequência, Horizon Forbidden West. O jogo também herdará recursos dessa sequência, como controles remapeáveis, alertas táteis e outras assistências que aprimoram a jogabilidade.

A versão remasterizada garante suporte para resolução 4K, som imersivo com o Tempest 3D Audio, e aproveita as funcionalidades do DualSense, como notificações sonoras para elementos interativos próximos à protagonista Aloy. Além disso, o jogo será otimizado para o PS5 Pro, com melhorias gráficas significativas, elevando a qualidade visual em relação à versão original para PS4.

Lançamento e impacto

Horizon Zero Dawn Remastered será lançado em 31 de outubro para PS5 e PC, mas a movimentação em torno do título gerou mudanças no preço do jogo original para PS4, que teve seu valor duplicado na loja digital do console. No entanto, o preço para a versão de PC permaneceu inalterado.

A chegada da nova versão levanta debates sobre a real necessidade de um remaster tão próximo de seu lançamento original, considerando que Horizon Zero Dawn ainda é bastante elogiado por sua qualidade gráfica e jogabilidade. Apesar disso, a expectativa é alta para os fãs que buscam uma experiência ainda mais imersiva com as tecnologias do PS5.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor