Art, o palhaço, está longe de ser um ícone da cultura pop, mas, queira ou não, já tem o seu espaço no cenário dos slashers e, principalmente, no coração dos fãs do gênero. Antes de Aterrorizante (título no Brasil de Terrifier), Art já havia aparecido em Terrifier – O Início (All Hallows’ Eve).
O palhaço claramente foi inspirado no famoso serial killer John Wayne Gacy, e por já ter sido introduzido sem êxito em All Hallows’ Eve (2013) recebeu uma nova chance em Aterrorizante. No longa, o vilão experimenta diferentes formas de matar suas vítimas, na maioria das vezes o fazendo com muita brutalidade e sanguinolência.
Aterrorizante é um filme ruim, quase nada se salva nele — nem o roteiro, muito menos a direção sem rumo de Damien Leone. O criador de Art quis fazer uma obra trash, recheada de gore para os fãs cult do cinema de horror, mas, com uma história tão ruim, fica difícil viralizar a produção da mesma forma que ocorreu com Terrifier 2.
Na trama, duas garotas que se divertem na noite de Halloween precisam lutar para sobreviver ao maníaco Art e à matança que ele provoca em todos que cruzam seu caminho. Há tanto sangue e partes de corpos extirpados que fica óbvio que Damien queria nos mostrar o quão sádico o vilão é ao praticar seus crimes, e como os espectadores são fetichistas em acompanhar tal barbaridade.
A narrativa do longa deixa muito a desejar. Não há esforço em desenvolver o vilão, as protagonistas ou a própria história. Na antologia Aterrorizante – O Início, havia um toque sobrenatural no vilão, com ele saindo da tela e ganhando forma na vida real
Em Aterrorizante, nada disso acontece. Ele é apresentado apenas como um assassino psicótico, sem qualquer profundidade além disso. Ao abandonar a essência sobrenatural do palhaço e focar em algo mais realista, o roteiro acaba por fazer com que Art perca a sua natureza.
A verdade é que Terrifier (título original) tinha tudo para ser melhor, tanto em relação ao seu vilão quanto à final girl, que é uma péssima personagem. A única coisa a se lembrar no futuro é da trasheira e de Art, e nada mais além disso.
Aterrorizante (Terrifier, EUA – 2016)
Direção: Damien Leone
Roteiro: Damien Leone
Elenco: Jenna Kanell, Samantha Scaffidi, David Howard Thornton e Catherine Corcoran
Gênero: Horror, Thriller
Duração: 85 min.