Don’t Nod enfrenta crise e sindicato convoca paralisação após anúncio de cortes
A Don’t Nod, estúdio francês conhecido por criar a série Life is Strange, anunciou recentemente que está avaliando a demissão de 69 funcionários, o que representa cerca de 29% de sua força de trabalho. A decisão foi motivada pelo desempenho abaixo do esperado de seus lançamentos mais recentes, como Jusant e Banishers: Ghosts of New Eden.
A empresa havia informado em setembro que suas vendas anuais caíram 11%, resultando em um prejuízo de 24 milhões de euros. Isso levou ao cancelamento do projeto P10 e à suspensão de outros dois títulos, P12 e P13. Segundo a Don’t Nod, essas dificuldades forçaram a empresa a adotar um “projeto de reorganização” para manter sua competitividade no mercado de games, que se torna cada vez mais desafiador. Em comunicado, o estúdio afirmou que já iniciou as conversas com os representantes legais dos funcionários afetados.
Sindicato acusa estúdio de má gestão
O STJV, sindicato que representa os trabalhadores do estúdio em Paris, se manifestou fortemente contra a decisão da empresa. De acordo com a entidade, os problemas enfrentados pela Don’t Nod são resultado de uma série de “decisões catastróficas” tomadas pela gerência, que já haviam sido alertadas pelos representantes dos trabalhadores.
O sindicato acusa a gestão de usar a “situação atual da indústria” como desculpa para encobrir erros de planejamento e execução. Segundo o STJV, os responsáveis pela Don’t Nod teriam colocado em prática vários projetos de forma desordenada, sem considerar o impacto na saúde mental dos funcionários ou na sustentabilidade da empresa a longo prazo.
Convocação para paralisação
Em resposta à proposta de cortes, o sindicato convocou uma paralisação geral dos funcionários do estúdio. O STJV sugere que os trabalhadores sigam o exemplo de colegas da Ubisoft, que recentemente adotaram medidas similares em face de situações adversas. Em seu comunicado, o sindicato enfatizou: “Não pagaremos pelos erros de nossos chefes”, encorajando os funcionários a lutarem para manter seus empregos e responsabilizar a gestão pelas dificuldades financeiras da empresa.
O anúncio de cortes na Don’t Nod reflete um cenário de dificuldades enfrentadas por muitos estúdios no atual ambiente competitivo da indústria de games. A resposta sindical sugere que a situação pode escalar para um conflito interno mais profundo, com impactos diretos no desenvolvimento dos próximos títulos da empresa. A comunidade de jogadores, por sua vez, acompanha com apreensão os desdobramentos desse impasse, já que o estúdio é conhecido por suas narrativas inovadoras e sensíveis.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
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